fbpx
O maior canal de informação do setor

Você sabe o que é a hipóxia?

572

Quando uma parte específica do corpo não recebe oxigênio suficiente, isso é um caso de hipóxia. Ela pode ser causada por motivos como uma

Quando uma parte específica do corpo não recebe oxigênio suficiente, isso é um caso de hipóxia. Ela pode ser causada por motivos como uma baixa saturação ou alguma espécie de obstrução na corrente sanguínea.

Veja também: Enxaqueca: doença comum afeta 15% dos brasileiros

Uma das partes mais sensíveis à hipóxia no corpo humano são as células cerebrais. Responsáveis pelo consumo de 20% do oxigênio presente em nosso corpo, elas começam a morrer em um intervalo menor do que cinco minutos devido à carência do gás.

Siga nosso Instagram

Em voga devido à Covid-19, a hipóxia e a saturação do sangue entraram em nosso cotidiano. Nesse texto iremos explicar o que causa, quais são os sintomas, e como tratar esse quadro.

O que pode causar a hipóxia?

Qualquer condição que dificulte a circulação de oxigênio pelo organismo pode levar a uma hipóxia. Doenças e até mesmo viagens para diferentes altitudes podem causar o problema. Veja a lista:

  • Altitude (caso a pessoa não esteja acostumada com o ar mais rarefeito)
  • Anemias
  • Ataques cardíacos
  • Covid-19
  • Envenenamento por monóxido de carbono
  • Mergulhos prolongados ou de grande profundidade sem os devidos aparelhos

Quais os sintomas?

A maior parte dos sintomas causados pela hipóxia são respostas do corpo à falta de oxigênio. Ou seja, basicamente, o organismo tomará algumas atitudes para tentar fornecer o gás para o corpo e isso causará desconfortos como:

  • Agitação
  • Aumento na frequência cardíaca
  • Cianose (tecidos periféricos, como os dedos das mãos e dos pés podem adquirir uma cor roxo-azulada)
  • Taquipneia (frequência respiratória consideravelmente mais rápida que a comum)

Uma indicação para facilitar a identificação da hipóxia é a monitoração da saturação do sangue. Para tal, você pode usar um oxímetro, equipamento que pode ser adquirido no varejo farmacêutico e facilmente manuseado.

Como é o tratamento?

O  tratamento é um só, mas com alguns formatos diferentes em razão das possíveis causas da hipóxia: a administração de oxigênio. Ela pode ser feita por cânula nasal, máscara facial, máscara respiratória unidirecional ou, em casos de envenenamento por monóxido de carbono, por meio de uma câmara hermética.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação