Enquanto o poder público desperdiça vacinas no Brasil, o varejo farmacêutico dos Estados Unidos dá mais um exemplo. A Walgreens iniciou a temporada de vacinação contra gripe com direito a um modelo inovador que recompensa os pacientes que aderirem à imunização.
As vacinas estão disponíveis em quase 9 mil farmácias da rede nos Estados Unidos e podem ser aplicadas em qualquer pessoa acima de três anos. Como estratégia para estimular a vacinação em massa, pacientes receberão um bônus de US$ 5 no período de agosto a dezembro e um valor adicional de US$ 10 em setembro. Esses valores poderão ser revertidos em compras na rede de farmácias, por meio do programa de fidelidade Walgreens Cash.
A Walgreens disponibiliza agendamento pelo site ou pelo aplicativo oficial da rede. Os pacientes terão a opção de programar vacinas adicionais na mesma visita, incluindo imunizantes contra a Covid-19, herpes zoster, pneumonia, coqueluche, meningite, sarampo, tétano, febre tifóide e poliomielite, entre outros.
Escalada de casos acelera vacinação contra gripe
O aumento recente nos casos de gripe no Hemisfério Sul, em paralelo com a retomada do fluxo de viagens internacionais, está sendo considerado um sinal de alerta para os Estados Unidos. E a temporada de inverno no Hemisfério Norte, entre o fim de 2022 e o início de 2023, pode agravar ainda mais esse quadro e fazer com que a incidência de gripe atinja níveis pré-pandemia.
“Para ajudar a salvar as famílias de uma viagem, os farmacêuticos da Walgreens estão coadministrando vacinas contra a gripe e outras vacinas recomendadas durante uma única visita”, ressalta Anita Patel, vice-presidente de desenvolvimento de serviços farmacêuticos da Walgreens.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico