Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

WAMA Clinic orienta PDVs a implantar testes rápidos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

WAMA Clinic orienta PDVs a implantar testes rápidos

A Wama Diagnóstica, pioneira no desenvolvimento, produção e comercialização de testes rápidos no Brasil, conta com um programa exclusivo para farmácias que queiram implementar os serviços clínicos em suas lojas. O WAMA Clinic foi desenvolvido em parceria com o Laboratório Maricondi, voltado à prestação de serviços de análises clínicas e com know-how na validação de testes para diagnóstico.

Ambas as empresas são pertencentes ao Grupo Maricondi, que conta com mais de 75 anos de atuação na área do diagnóstico clínico. Para orientar os profissionais e gestores do varejo, o Panorama Farmacêutico ouviu Wagner Maricondi, fundador do grupo.

Desde o último dia 1º de agosto, a nova RDC 786/2023 da Anvisa habilita e regulamenta a realização de testes de triagem em farmácias, os chamados point-of-care testing (PoCT) ou testes laboratoriais rápidos.

Quais as vantagens?

A capacidade de realizar testes e receber resultados instantâneos perto do paciente é a principal vantagem do PoCT. Os resultados levam apenas alguns minutos para serem obtidos, tornando-os significativamente mais rápidos do que os exames tradicionais de laboratório. Os testes rápidos são compactos e fáceis de usar, os resultados são confiáveis e oferecem uma vantagem clinicamente importante no gerenciamento de pacientes, aumentando sua satisfação.

A Covid-19 ajudou a aumentar a popularidade dos testes?

A urgente demanda por testes de Covid-19 impôs pressão significativa sobre o sistema de saúde. E os testes laboratoriais tradicionais, embora precisos e eficazes, provaram ser uma solução insuficiente para as necessidades daquele momento devido ao longo tempo de espera. Isso foi determinante para que os PoCTs ficassem mais acessíveis, colocando as farmácias na vanguarda.

Quais as indicações dos testes rápidos?

Eles permitem a identificação de fatores de risco, diagnóstico e monitoramento contínuo de doenças cardiometabólicas como hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca congestiva, entre outras. Os dispositivos PoCT podem testar parâmetros como hemoglobina glicada (HbA1c), glicose, perfil lipídico, creatinina entre outros, além de detectar portadores de doenças infecciosas, como malária, HIV, dengue, chikungunya, zika, hepatites B e C e sífilis.

E os benefícios para a saúde da população?

Nos Estados Unidos, 90% dos 1,3 milhão de portadores de hipercolesterolemia familiar desconhecem sua condição, o que pode levar à doença cardiovascular aterosclerótica prematura. No Brasil isso não é diferente, e os analisadores de testes PoCT podem identificar esses portadores na população pediátrica.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% das mortes prematuras por ataque cardíaco e acidente vascular cerebral poderiam ser evitadas. A redução combinada de HbA1c, pressão arterial sistólica e lipídios diminui os eventos cardiovasculares em 75%. O teste rápido de perfil lipídico pode ajudar a identificar esses pacientes e a necessidade de encaminhamento a um médico especialista.

E como o farmacêutico pode contribuir nesse novo ecossistema de saúde?

Foi-se o tempo em que a única responsabilidade do farmacêutico era dispensar e administrar medicamentos prescritos. Devido a uma educação mais robusta, esses profissionais agora desempenham um papel mais holístico no serviço de saúde.

A atenção primária em medicina é mal financiada e apoiada e as demandas de uma população crescente criam uma oportunidade para os farmacêuticos preencherem essa lacuna. O PoCT permite que as farmácias combatam os problemas de saúde da população, expandam os serviços de atendimento ao paciente e, simultaneamente, aumentem a receita. Os propósitos essenciais desses testes abrangem a modificação de comportamento, identificação e monitoramento de doenças e redução de barreiras ao uso.

Como é a realidade dos testes rápidos fora do Brasil?

Em 2016, o Community Pharmacy Forwarod View foi publicado no Reino Unido, sugerindo que diagnósticos e testes PoC deveriam ser disponibilizados rotineiramente nas farmácias. PDVs independentes são destinos de saúde convenientes, acessíveis, confiáveis e preferidos. A identificação precoce de infecções agudas e doenças crônicas leva ao diagnóstico precoce e ao acesso rápido ao tratamento, o que pode salvar vidas em muitos casos.

Como funciona o WAMA Clinic?

A plataforma WAMA Clinic atende todas as necessidades das farmácias em cada etapa de implantação dos testes, como produtos, treinamento, protocolos para realização dos testes e validação para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos.

Qual a importância dos treinamentos para os farmacêuticos?

Um bom treinamento é o fator mais eficaz para diminuir o risco de incidentes relacionados ao dispositivo e é uma parte necessária das melhores práticas. A equipe deve ser capacitada para o uso de equipamentos e procedimentos. A manutenção adequada é essencial para garantir que o equipamento PoCT funcione com segurança e atenda aos padrões de qualidade. O procedimento operacional padrão (POP) para cada dispositivo deve ser seguido. Os POPs precisam ser escritos de acordo com as instruções de uso do fabricante.

Como o WAMA Clinic ajuda os farmacêuticos na ampliação dos serviços?

Usar as habilidades clínicas dos farmacêuticos e fornecer mais serviços clínicos em locais convenientes e acessíveis é o objetivo do WAMA Clinic. Eles podem ajudar a mapear as melhores práticas na seleção de equipamentos e tecnologias para otimizar custos e minimizar riscos.

O WAMA Clinic ajuda a desenvolver um sistema de gestão operacional aplicável à farmácia. Com isso garantimos que a tecnologia PoCT seja mantida de forma eficiente e usada com competência por operadores treinados, além de estabelecer um modelo de governança clínica de excelência. O PoCT oferece a oportunidade para que os farmacêuticos se envolvam mais diretamente com os pacientes.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress