Nada de super aplicativos ou plataformas robustas de comércio digital. Para quase metade dos profissionais do setor, o WhatsApp na farmácia é o canal mais promissor para impulsionar as vendas online. É o que indicou a última enquete do Panorama Farmacêutico.
Dos assinantes do portal que manifestaram opinião, 48% apostam as fichas nessa plataforma. Somente 22% veem mais potencial nas plataformas de marketplace, enquanto 19% entendem que a rota para crescer no universo virtual passa pelos tradicionais portais de e-commerce. Os apps receberam apenas 11% das menções.
Mais de 130 milhões de contas formam o poderio do WhatsApp no Brasil, o que indica um grande mercado a ser explorado na visão de Anderson Tomaszewski, gerente de vendas da Oto, consultoria especializada em estratégias de CRM.
“Cerca de 83% dos consumidores usam o WhatsApp para comprar e o aumento dessa ferramenta está criando uma experiência personalizada, pois o cliente interage antes da decisão de compra. 90% do varejo brasileiro acontece na loja física porque há interação com o ser humano. E o WhatsApp fica no meio desta jornada, entre o físico e o online”, avalia.
Para Henrique de Campos Junior, pesquisador do Centro de Excelência em Varejo da FGV, o WhatsApp representa uma alternativa para farmácias com pouco fôlego para investimentos em transformação digital. “O PDV poderia orientar seu cliente sobre a utilização de produtos de higiene pessoal e beleza, por meio de uma live no Instagram, e usar o WhatsApp para reforçar a divulgação e “linkar” com alguma promoção, para retirada em loja”, exemplifica.
WhatsApp na farmácia potencializa varejo regional
O WhatsApp na farmácia vem contribuindo para elevar o patamar financeiro do varejo regional. Segundo a Pedbot, plataforma de chatbot para o setor, as empresas que aderiram à sua ferramenta conseguiram dobrar o faturamento médio anual.
“A farmácia pode atender simultaneamente uma diversidade de clientes com o mesmo número de WhatsApp, mandar mensagem para todos os clientes, controlar as vendas e até gerenciar a ruptura e falta de produtos. Além disso, é possível configurar chatbots para aumentar a precisão no pré-atendimento e direcionamento ao profissional, o que diminui o tempo de espera do consumidor”, explica o CEO Rudy Tedeschi.
Nova enquete
Na nova enquete que está no ar, queremos saber que aspecto mais compromete o gerenciamento de sua farmácia. Controle de estoque, administração da equipe, precificação ou dificuldades na área de compras?
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico