Um estudo publicado por analistas da Morningstar e da PitchBook estima o lançamento de 16 novos medicamentos para perda de peso até 2029. O crescimento da concorrência no setor acompanhará o aumento de uso, também abordado pelos profissionais.
A estimativa das provedoras de dados prevê que esses fármacos cheguem e dominem uma fatia de US$ 70 bilhões (aproximadamente R$ 400 bilhões) do mercado, ameaçando o domínio que a Novo Nordisk e a Eli Lilly possuem atualmente no setor.
As consultorias projetam, ainda, que 41% dos indivíduos com diabetes e quase um quarto dos com obesidade não diabética estarão tomando algum desses medicamentos em sete anos.
Mercado de medicamentos para perda de peso terá novos players
O principal empecilho para o crescimento desse mercado no momento é o elevado preço final para o consumidor, fator que deve ser mitigado com o aumento de opções. Ao analisar os principais candidatos a entrar no mercado, farmacêuticas como a Roche, Amgen, Pfizer, AstraZeneca, Boehringer Ingelheim, Zealand Pharma, Structure Therapeutics, Viking Therapeutics e Altimune se destacam.
Uma onda de aquisições por laboratórios maiores no setor de obesidade também é provável, de acordo com os analistas. As empresas mais visadas para esse tipo de movimento são Metsera, Hercules, NodThera, Corteria e Diasome.