Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

25 semanas de gestação: cabeleira presente

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

25 semanas de gestaçãoCom 25 semanas de gestação, a futura mamãe já se encontra na reta final do sexto mês da gravidez. Já se foram entre 169 e 175 dias do período gestacional.

Nessa fase, tanto o cabelo, quanto os pelos do bebê, já cresceram e possuem uma cor definida. Apesar da cor dos cabelos já estar lá, após o nascimento, ela pode sim mudar.

Como a camada de gordura sobre a pele do feto segue se desenvolvendo, ele vai ganhando cada vez mais peso.

Dentre os sintomas que as gestantes costumam apresentar com 25 semanas de gestação estão o aumento da formação de gases intestinais e prisão de ventre. Além disso, outros incômodos, como a azia e o refluxo, seguem presentes.

Uma condição normal da gravidez é o aceleramento das batidas do coração que algumas mamães relatam. A grávida não precisa se assustar, pois isso é natural, devido ao maior volume de sangue no corpo.

Desenvolvimento do bebê com 25 semanas de gestação

Como adiantamos no começo do texto, a cabeleira do bebê já está crescida nessa fase da gestação, assim como o lanugo, uma fina camada de pelos que recobre sua pele.

Outro detalhe interessante dessa fase é que a cor, tanto do cabelo, quanto dos pelos, já está definida, mas pode mudar após o nascimento.

Outro detalhe que já adiantamos é que, nessa época, o ganho de peso do feto é diário, devido ao desenvolvimento da camada de gordura que fica a baixo da pele.

O cortisol já começa a circular pelo corpinho, uma vez que as glândulas supra-renais se encontram bem desenvolvidas. Outros hormônios presentes são a adrenalina e a noradrenalina, que são liberados em situações de agitação e estresse.

Pensando no nascimento, com 25 semanas de gestação, os vasos sanguíneos dos pulmões do bebê já estão formados e as células do órgão já produzem o surfactante, que é uma substância que reveste os alvéolos pulmonares para ajudar na troca de oxigênio da respiração.

Antes também produzidas pelo fígado, agora a produção de novas células sanguíneas se concentra na medula óssea.

Tamanho e peso

O tamanho do bebê com 25 semanas de gestação é comparável ao de uma couve flor, por exemplo. Da cabeça ao bumbum, ele costuma medir algo em torno de 22,4 centímetros e, ao todo, 31,8 centímetros da cabeça aos pés.

No que diz respeito ao peso, o feto tem entorno de 778 gramas.

Mudanças para as mamães

Dois são os fatores que podem trazer incomodo para as mamães com 25 semanas de gestação: a compressão do intestino pelo útero e a ação do hormônio progesterona.

Esses dois pontos acabam prejudicando a saúde intestinal, gerando prisão de ventre e acúmulo de gases. Além disso, sintomas como a azia e o refluxo também seguem presentes.

Nessa fase também é comum o coração trabalhar mais, devido ao maior volume de sangue que circula pelo organismo da futura mamãe. Esse maior trabalho pode trazer a sensação de batimentos acelerados, mas o quadro é normal.

Cuidados

Confira dicas de como aliviar os sintomas comuns com 25 semanas de gestação.

Azia ou refluxo com 25 semanas de gestação

Para aliviar esse desconforto:

  • Coma quantidades pequenas, mas com intervalos menores, de duas a três horas;
  • Evitar comidas apimentadas;
  • Evitar frituras

Gases e prisão de ventre

Para aliviar esse incomodo e melhoras os movimentos do intestino:

  • Beba bastante água (ao menos oito copos por dia);
  • Coma fibras, como as presentes em grãos inteiros, frutas e vegetais frescos;
  • Realize exercícios físicos recomendados pelos médicos

Batimentos acelerados 

Para reduzir a sensação de batimentos acelerados com 25 semanas de gestação, você pode:

  • Beber um pouco de água quando sentir o desconforto;
  • Evitar a cafeína (presente no café e em alguns chás);
  • Fazer um pequeno lanche;
  • Tirar alguns momentos para descansar

Caso outros sintomas acompanhem o desconforto, como falta de ar ou dificuldade de respirar, dor no peito ou for muito frequente, procure ajuda médica assim que possível.

Dicas bônus

É sempre importante realizar um cuidado pré-natal e seguir as indicações do profissional da saúde. Mantenha uma alimentação balanceada e siga uma rotina de exercícios como caminhada, ioga, hidroginástica e natação.

Exames mais importantes

Com 25 semanas de gestação, é importante manter a rotina de exames de rotina do pré-natal. Por isso, realize análises de sangue e urina e os leve na próxima consulta com seu ginecologista.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress