Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

3 farmácias aparecem em ranking de ESG no Brasil

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

ESG no Brasil

Desde 2013, a consultoria Mercor realiza um estudo sobre a agenda ESG no Brasil e em outros 14 países, incluindo Espanha, Itália, Portugal, Argentina, Chile e Colômbia. E três redes de farmácias aparecem no ranking das 100 melhores empresas brasileiras nesse quesito – uma boa notícia a julgar pela percepção de que o setor ainda avança lentamente nessa agenda.

As três farmácias que integram o estudo são Ultrafarma, RaiaDrogasil e Grupo DPSP, respectivamente na 49ª, 51ª e 72ª posições. O Brasil, aliás, é um dos poucos países que reúnem empresas do varejo farmacêutico no ranking. “É um reflexo da dinâmica de cada local”, avalia Lylian Brandão, CEO da Merco no Brasil, em entrevista ao Valor Econômico.

Por que farmácias já se destacam com ESG no Brasil?

Para o diretor comercial da Ultrafarma, Mário César, a forte presença do varejo farmacêutico na rotina do consumidor brasileiro ajuda a explicar o destaque que o setor começa a ganhar na agenda ESG. “São 80 mil farmácias no país e um alcance muito maior do que o da Europa, onde esse comércio é mais restrito a medicamentos”, exemplifica. Outro incentivo está associado à pandemia e ao consequente aumento da procura por farmácias para realização de testes rápidos e outros serviços de assistência clínica.

Além de figurarem na classificação geral, as farmácias também obtiveram boas colocações nos rankings temáticos que compuseram o estudo. Na área de relações com o cliente e a sociedade, RaiaDrogasil e Ultrafarma ocuparam o top 50 – com o 46º e 47º lugar, respectivamente.

Já quando o assunto é ética e liderança, a RaiaDrogasil chegou à 30ª posição, enquanto o Grupo DPSP apareceu na 49ª.

Critérios e metodologia

A pesquisa leva em conta 14 fontes de informação, a partir de 2.311 entrevistas com membros da alta direção de grandes empresas, stakeholders e a própria população, entre julho de 2021 e abril deste ano.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress