Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

35% dos consumidores abandonam carrinhos no e-commerce

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

Cerca de 80% dos brasileiros fizeram compras via e-commerce nos últimos seis meses. O dado foi revelado em uma pesquisa do Instituto Ipsos. Porém, 35% dos consumidores abandonam o carrinho, ou seja, escolhem o produto, colocam na cesta, mas não dão continuidade ao pagamento.

Com a grande demanda de consumidores buscando por produtos e serviços na internet, não ter um site realmente preparado e eficaz para absorver os pedidos e proporcionar agilidade e segurança no processo de compra pode ser um tiro no pé, como explica Thiago Sarraf, CEO da consultoria Dr. e-commerce.

A partir do momento em que o consumidor adiciona os produtos ao carrinho de compras, inicia-se o fluxo do pedido. “A escolha da plataforma ideal deve estar conectada a fluxo do pedido e proporcionar um check-out de qualidade. Caso a plataforma seja falha nesse sentido, as chances da compra ser abandonada já em suas últimas fases é bastante considerável”, pondera Sarraf. Quanto mais simples for o processo de identificação e cobrança, melhor tende a ser a experiência do usuário.

Diversos estudos realizados no país mostram que a taxa de abandono do carrinho pode chegar a mais de 80%. Entre algumas das possibilidades estão a “reserva” de produtos para serem realmente comprados algum tempo depois, ou o fato do consumidor deixar os itens no carrinho para pesquisar o preço em outras lojas antes de fechar a compra.

As plataformas que proporcionam o chamado One Page Checkout, ou seja, em que a conclusão do pedido é realizada em apenas uma página, são as melhores opções. “Ao entrar no checkout, o índice de abandono é de, em média, 10% a cada etapa. Quanto mais difícil a etapa de identificação, maior é a taxa de abandono. Portanto, a plataforma ideal deve contornar essas dificuldades, facilitando o acesso do usuário.”

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Veja também: Após ações subirem 12%, Amazon volta a valer mais de US$ 1 trilhão

Siga nosso Instagram

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress