Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

5 sinais cruciais da depressão

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

depressão

Lutar contra a depressão não é algo fácil. Se você ou alguém que você conhece está sofrendo do problema é importante buscar ajuda profissional. O tratamento deve ser feito com o uso de medicamentos antidepressivos, associados com sessões de psicoterapia.

Ele também pode ser complementado com terapias alternativas e naturais, como atividades de lazer, passeios ao ar livre, leitura e meditação, com o objetivo de aumentar o bem-estar e o autocuidado.

Confira os principais sinais que podem indicar uma depressão:

Sentimentos de tristeza e desesperança: A tristeza é um sentimento normal, mas se ela persistir por mais de duas semanas e interferir nas atividades diárias, pode ser um sinal de depressão.

Perda de interesse em atividades: Uma pessoa com depressão pode perder o interesse em atividades que antes eram prazerosas, como hobbies, esportes ou sair com amigos.

Alterações no apetite: A depressão pode causar alterações no apetite, levando a uma perda ou ganho de peso significativo.

Fadiga: A depressão pode causar fadiga, mesmo depois de uma boa noite de sono.

Pensamentos suicidas: Em casos graves, a depressão pode levar a pensamentos suicidas.

“É imprescindível que o tratamento para depressão seja feito com a orientação do psiquiatra, e o tempo deste varia de acordo com a causa, gravidade e intensidade dos sintomas, além da possibilidade e do empenho do indivíduo em seguir o tratamento”, explica Gesika Amorim, neuropsiquiatra especialista em saúde mental e neurodesenvolvimento.

Segundo a especialista, é preciso desmitificar o tratamento da depressão e vencer o preconceito.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress