Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

6 dicas para espantar o sono

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Ter uma boa noite de sono é o desejo de muita gente, mas nem sempre é possível. O problema é que, quando isso não é possível, por vezes

Ter uma boa noite de sono é o desejo de muita gente, mas nem sempre é possível. O problema é que, quando isso não é possível, por vezes os reflexos de dormir mal acabam nos acompanhando pelo resto do dia.

Veja também: Automedicação: conheça os riscos

Apesar de os especialistas apontarem como ideal 7 a 8 horas de sono, essa duração tende a variar. Como em vários outros pontos de nossa vida, o nosso organismo também se sente satisfeito com mais ou menos sono, por isso, é importante se conhecer.

Siga nosso Instagram

Se você se sente bem dormindo seis horas, ou então apenas dormindo nove horas, você deve tentar organizar a sua rotina para suprir essa necessidade. Essa é a primeira dica para não se sentir cansado durante o dia. Mas caso essa medida não seja possível, veja essas seis dicas para te manter acordado e focado.

Espantar o sono começa pela boca

Alguns alimentos são considerados estimulantes. Isso porque eles possuem compostos e nutrientes que aumentam nossa disposição, acelerando a circulação sanguínea e mandando o sono para escanteio.

Mas lembre-se: esses alimentos não devem ser consumidos com exagero, pois podem favorecer doenças cardíacas e também prejudicar os ossos, visto que interferem na absorção do cálcio.

Os alimentos estimulantes são:

  • Café
  • Chá de gengibre
  • Guaraná em pó
  • Chocolate (quanto mais amargo, melhor)
  • Açaí

Já outros lanchinhos com alimentos saudáveis também podem ajudar a driblar o sono. Prefira alimentos ricos em antioxidantes e gorduras boas, pois eles irão ajudar seu cérebro a funcionar melhor. Algumas opções são:

  • Abacate (em vitamina ou acompanhado de aveia e nozes)
  • Iogurte com cereais

Dormir para passar o sono

Calma. Essa pode parecer uma dica redundante, mas você vai entender. Às vezes, se for possível tirar um tempinho na sua rotina para um rápido cochilo, em torno de 15 minutos, você pode já se sentir renovado.

Alguns momentos podem ser usados para esse cochilo: durante o horário de almoço ou nos deslocamentos diários, caso você use o transporte público.

Mas esses cochilos não podem superar os 30 minutos. Períodos maiores do que esse podem possibilitar sua entrada no sono REM, fase em que você sentirá mais dificuldades para acordar e pode ficar ainda mais cansado.

Movimento é essencial

Uma pequena pausa para se exercitar também pode ajudar muito a combater o sono. Em meia hora, alguns alongamentos e flexões já serão suficientes para estimular a circulação e garantir aquela energia extra.

Menos conforto

Todo mundo quer ficar confortável, certo? Principalmente na hora de dormir. Por isso, um jeito de combater o sono e ficar menos confortável. Na hora que bater o cansaço, vale a pena ligar uma música, acender as luzes, abrir a janela, tudo para ficar mais ligado.

Respire

Novamente uma dica que pode parecer óbvia, mas respirar fundo aumentará a quantidade de oxigênio no sangue, o que melhorará a qualidade do sono.

Existem duas técnicas de respiração que você pode empregar. A primeira é mais tradicional: puxar o ar, segurar por dois segundos e soltar pela boca, repetindo o processo dez vezes. A segunda é um pouco mais complexa. Tampe uma narina e puxe o ar pela outra. Segure, tape a narina pela qual inalou e libere a outra para soltar o ar. Repita o processo começando pela narina que você exalou.

Coloque o papo em dia

Conversar com seus familiares, ou então com algum colega de trabalho, mesmo que por telefone, pode ajudar a combater o sono. Mas para isso, dê preferência a assuntos animados e empolgantes.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress