A dor de cabeça na testa tem como principais causadores os fatores emocionais, como a ansiedade, o estresse e a tensão. Só que essas não são as únicas causas: problemas de visão e a sinusite também podem causar esse incomodo.
Como os motivos são diversos, os tratamentos também são. Relaxar, beber um chá ou simplesmente usar um óculos com o grau adequado podem resolver o problema.
Caso a dor persista por mais de três dias ou tenha uma intensidade acima do normal, consulte um médico para um tratamento mais assertivo.
Agora, vamos parar de papo furado e ir para o que interessa, o ranking que é uma dor de cabeça, no bom sentido.
Os sete vilões da sua cabeça
Tensão causa dor de cabeça na testa
Qualquer fator que te deixe tenso pode causar a dor de cabeça conhecida como tensional. Dentre esses fatores estão uma noite mal dormida, ficar muito tempo sem comer e até mesmo exagerar de mais na academia.
Por também ter como uma de suas principais características a sensação de pressão, essa é uma dor muito confundida com a enxaqueca. A principal diferença reside no fato de que a enxaqueca vem acompanhada por outros sintomas, como náuseas e sensibilidade a luz.
Como resolver a dor de cabeça tensional
Por ser uma dor diretamente ligada a tensão, o ideal é relaxar. Descanse um pouco e tome um chá calmante, como os de camomila, passiflora e valeriana. Caso não surta efeito, você pode optar por alguns analgésicos leves, como aspirina e paracetamol.
De olho na sua vista
Se você tem dor de cabeça na testa ou que gera uma espécie de pressão ou peso sobre os olhos, você pode estar sofrendo com cansaço dos olhos. Esse é um tipo de dor que vem após longos períodos de concentração e, às vezes, por problemas de vista não tratados.
Como resolver o cansaço dos olhos?
Em primeiro lugar, caso você esteja realizando uma tarefa que demande muita atenção, como escrevendo um texto, por exemplo, faça algumas pausas para descansar sua vista.
Agora, se a dor de cabeça já chegou, o ideal é fechar os olhos, alongar o pescoço e descansar um pouco.
Sinusite, o terror de muitos
A inflamação dos seios nasais, mais conhecida como sinusite, é a responsável por uma intensa dor de cabeça na testa. Usualmente, ela é acompanhada por alguns outros sintomas como cansaço, coriza, febre baixa e nariz entupido.
Esse tipo é mais comum durante o inverno, devido aos surtos gripais, e na primavera, para aqueles alérgicos ao polem.
Como resolver a sinusite?
Duas práticas que vão aliviar a dor e a sensação de peso são lavar as vias nasais com soro fisiológico e fazer compressas quentes no rosto. Caso você tenha episódios recorrentes, o ideal é buscar auxilio médico para um tratamento mais assertivo.
Cefaleia em salvas
Apesar de mais rara, a cefaleia em salvas pode ser sim a responsável pela sua dor de cabeça na testa. Normalmente intensa e repentina, ela pode se estender pela circunferência da sua cabeça, como se fosse uma fita.
Esse é um tipo de dor que permanece, sendo que os episódios, individualmente, podem durar até horas e se repetirem durante o dia.
Não foi descoberto ainda a razão específica da cefaleia em salvas, mas sabe-se que, geralmente, é algo que acomete familiares.
Como resolver a cefaleia em salvas
O método mais indicado para combater a cefaleia em salvas é por meio do tratamento medicamentoso. A sumatriptana costuma ser a mais indicada para esses quadros.
Arterite temporal
Como talvez você já sabia, o sufixo -ite é muito utilizado para determinar inflamações. Nesse caso, não é diferente. Também conhecida como arterite das células gigantes, a arterite temporal é uma inflamação que atinge as artérias externas, responsáveis por irrigar o cérbero.
Como essas artérias passam na região das têmporas, a dor causada por essa inflamação tende a irradiar para a testa. Esse é um tipo de dor de cabeça na testa mais comum em pessoas com mais de 50 anos e de ascendência negra.
Ela costuma ser recorrente e intensa. Pode ser acompanhada por sintomas como dificuldade para enxergar e cansaço excessivo, além de piorar ao falar ou mastigar.
Como resolver a arterite temporal?
Geralmente o tratamento da arterite temporal é feito com corticoides e com o acompanhamento de um angiologista ou um neurologista.
Pressão alta
A sensação de peso ou pressão, acompanhada pela dor de cabeça na testa pode ser um sinal de que sua pressão está alta. Vários são os possíveis motivos para esse pico: estresse, preocupação ou até mesmo o esquecimento da medicação, para aqueles que já fazem tratamento com o anti-hipertensivo.
Apesar de atingir a testa, ela não começa lá, e sim na nuca. Ela vai irradiando pela cabeça até chegar a seu centro, onde costuma apresentar uma maior intensidade.
Ao ter picos de pressão, você também ponde sentir sua visão embaçada, tonturas e palpitações.
Como resolver a pressão alta?
O primeiro passo é ter a hipertensão diagnosticada e um tratamento adequado receitado pelo cardiologista. A partir daí, é só seguir a medicação à risca, praticar atividade física, manter uma dieta equilibrada e curtir a vida.
Anestesia peridural
Pode parecer um pouco esquisito, mas sim, a anestesia peridural pode causar dor de cabeça na testa. Justiça seja feita, isso só ocorre horas depois da aplicação, mas pode se estender por até duas semanas.
Como resolver a dor por anestesia peridural
Essa é uma dor que vai embora sozinha, mas você pode acelerar o processo aumentando a ingestão de líquidos.