Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Estudo elege as oito farmácias mais eficientes do Brasil

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Estudo elege as oito farmácias mais eficientes do Brasil

Oito redes do setor figuram na lista das farmácias mais eficientes do Brasil. É o que aponta a 14ª edição do estudo desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) em parceria com a FIA Business School.

O ranking mapeia 120 varejistas de capital aberto ou com operações de vendas físicas e digitais em todas as regiões do país, a partir da análise de uma série de variáveis financeiras. A lista de critérios inclui faturamento geral, a proporção da receita por número de lojas e colaboradores e o índice de crescimento em 2022 na comparação com o ano anterior. Considera ainda a margem bruta, o giro dos ativos, o retorno sobre o capital investido e o índice de endividamento.

A pesquisa leva em conta também as impressões de consumidores e dos próprios funcionários, por meio de entrevistas e algoritmos que processam informações, imagens e comentários na internet e redes sociais. Todos esses quesitos formam notas de 0 a 1, com até três casas decimais.

Quais são as farmácias mais eficientes do Brasil?

Metade das oito farmácias mais eficientes do Brasil apresenta quocientes acima de 0,6, sendo que duas obtiveram a nota máxima. Raia Drogasil e d1000 alcançaram 1 de pontuação.

As farmácias mais eficientes do Brasil

“As grandes redes de farmácias vêm ganhando protagonismo e se movimentando para abrir mais unidades. Isso resulta em ganho de escala e produtividade, com redução de espaço para médios varejistas do setor e PDVs independentes”, observa o presidente do conselho do Ibevar, Cláudio Felisoni.

Produtividade por loja e funcionário

A produtividade por loja e funcionário, cujas medições se dão a partir do faturamento, revela algumas diferenças interessantes. No caso da receita por PDV, a Raia Drogasil e a Araujo se destacam com escore acima de R$ 10 milhões. A DPSP aparece na sequência.

Já no caso da proporção por equipe, a Araujo cai para o oitavo posto e a DPSP assume a vice-liderança. A Raia Drogasil sustenta a liderança nos dois critérios.

Produtividade por loja

Produtividade por funcionario

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress