O pagamento do 13º salário vai injetar na economia brasileira cerca de R$ 291 bilhões, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Essa bolada chegará ao bolso de cerca de 88 milhões de brasileiros, com rendimento adicional, em média, de R$ 3.057.
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima que as vendas de Natal este ano vão movimentar algo em torno de R$ 70 milhões, um crescimento de 5,6% em relação ao mesmo período de 2022. Esse dinheiro extra no comércio varejista representa uma oportunidade para as vendas em farmácias. É também a chance de oferecer condições mais vantajosas para o pagamento de dívidas em atraso àqueles inadimplentes e incentivá-los novamente a comprar.
A seguir, confira as técnicas simples, mas valiosas para incentivar esse consumo
- Campanhas de Natal e de amigo secreto – Nas confraternizações de final de ano, a troca de presentes é o ponto alto. “Aproveite essa ocasião e faça promoções do tipo “leve dois e pague um”, com o mix de produtos de que seu estabelecimento dispõe e que podem estar parados no estoque”, orienta Hebert Freire, especialista em gestão de farmácias e fundador da empresa de consultoria INFORPOP.
Ofereça descontos na compra do presente para o amigo secreto e venda ou faça sorteio de vale-compras. Batons, cremes para as mãos, hidratantes, sabonete líquido, cremes capilares, loções pós-barba, deo colônias, protetores solares, viseiras, chinelos, kits com produtos para o banho integram a lista de itens perfeitamente adequados para o objetivo proposto.
- Dê destaque à vitrine na qual os produtos de maior valor devem ser expostos. Assim, a chance de o consumidor ser levado a comprá-los é imediata, pois é o que ele visualiza primeiro.
- Disponha itens de pequeno custo próximos ao caixa. Isso pode levar à compra por impulso após o cliente adquirir produtos de maior valor.
- Use a ideia de tempo limitado sempre que fizer uma promoção. Isso causa a sensação de urgência e eleva a necessidade de compra pelo fato de passar ao cliente a noção de escassez.
- Quando se tem o público-alvo definido trabalhar com um mix de produtos na mesma faixa de valor e marcas de mesma qualidade traz melhores resultados ao negócio. A estratégia focada nas necessidades de quem realmente consome seus produtos torna as ações mais assertivas. A diversidade de opções parecidas de um mesmo produto dificulta a comparação de preços.
Caso contrário, o ideal é trabalhar com marcas mais baratas, intermediárias e mais caras. Esse tipo de mix incentiva clientes em potencial a sempre optarem pela marca intermediária. Na cabeça deles o produto não foi nem tão barato nem tão luxuoso. Se esse for o caso, a ênfase em marcas intermediárias é uma solução.
- Clientes de longa data merecem tratamento diferenciado. É essencial ter o histórico de compras dele à mão pois é grande a probabilidade dele adquirir uma marca que já comprou. Por isso, o empreendedor precisa conhecê-lo bem e dispensar um atendimento especial.
- Com um grande contingente de consumidores dispostos a liquidar dívidas em atraso, a época é excelente para oferecer incentivos aos clientes para a renegociação de débitos. Uma estratégia é retirar os juros acumulados, caso o pagamento seja feito de uma só vez.
- Quanto mais tempo o cliente passa dentro da loja, mais oportunidade de venda se tem. Invista em uma ambientação para que o consumidor se sinta à vontade. Aproveite o clima natalino e aposte nas cores vermelha e verde na decoração, mas sem exageros. “A iluminação também deve ser comedida. Se pensar em música, escolha aquelas que proporcionem uma sensação agradável aos clientes”, complementa Freire.