Distribuidoras regionais se reinventam para atender 80 mil PDVs


A edição 2024 do Conexão Farma simboliza mais um atestado da capilaridade das distribuidoras regionais. De acordo com dados da IQVIA, as 157 empresas que integram a Abradilan movimentaram 1,2 bilhão de unidades no ano passado, com 50 mil entregas diárias para 90% das farmácias em todo o território nacional – o equivalente a pouco mais de 80 mil PDVs.
Cerca de 42% do market share de genéricos e similares provém desse grupo. A representatividade cresce na mesma proporção do que os desafios impostos pelo mercado farmacêutico e pelo contexto macroeconômico nacional. Como resultado, o setor convive com um nível de transformação e amadurecimento sem precedentes no modelo de negócio.
Para entender esse novo cenário, o Panorama Farmacêutico entrevistou empresários e executivos da distribuição farmacêutica e também representantes do varejo durante a feira. O evento teve início nesta terça-feira (12 de março) e prevê atrair 25 mil visitantes até quinta-feira (dia 14).
Representantes das distribuidoras de medicamentos marcaram presença maciça nos corredores da área de exposição, em busca de novas e oportunas negociações com mais de 170 empresas. Indústrias farmacêuticas e fornecedores de serviços e tecnologias dividiam espaço para difundir inovações e ampliações de linhas. Mas a cada interação, se percebia uma transformação.
“Após o período da pandemia, nos vimos muito focados no modelo transacional. No entanto, o que a feira revela a cada edição é a necessidade de conciliar vendas com relacionamento menos concentrado na busca pelo melhor preço. Não deixa de ser espécie de resgate do papel original das distribuidoras regionais, mas com olhar mais voltado para a personalização do atendimento e a modernização dos processos”, destaca Juliano Vinhal, presidente da Abradilan (conduzindo a abertura da feira na foto acima).
Distribuidoras regionais superam 2023 de oscilações
As distribuidoras regionais presentes ao Conexão Farma deram novas demonstrações de resiliência durante o ano passado, sob o impacto de um consumidor mais retraído e que priorizou sair da inadimplência. Embora sem afetar distribuidoras da Abradilan, o volume de recuperações judiciais de empresas do varejo e do atacado comprometeu fatores como o acesso a crédito.
Mesmo enfrentando essa onda, a Medchap terminou 2023 com avanço de 33% na receita sobre o ano anterior. A distribuidora atende 6,5 mil PDVs nos três estados da Região Sul e no Mato Grosso do Sul. “Precisamos viver um dia de cada vez. O Preço Médio de Venda (PMV) teve de cair para que as farmácias pequenas e médias pudessem atrair e reter seus clientes, o que exige um cuidado redobrado no alinhamento das compras com a indústria. O momento, inclusive, é de mais reforço de estoque e menos aumento da demanda”, comenta o diretor administrativo Neri Faé.
Nesse panorama, o papel da força de vendas da distribuição ganha protagonismo. “Os representantes precisam estar cada vez mais próximos do PDV e isso impõe ampliação de investimentos financeiros da distribuidora. Isso aumenta a importância de praticar processos menos custosos por meio dos pedidos eletrônicos, aliada à formação de um mix mais diversificado e que inclua serviços como os testes rápidos”, pontua Geraldo Monteiro, diretor executivo da Integração Farma, rede que congrega 15 empresas do setor.
Modernização da gestão x foco em preço
A pré-alta no preço dos medicamentos, cujo reajuste deverá ser de 4,5%, ajuda a alimentar novos negócios nesse período. Mas a pressão sobre as margens tende a se manter. “O modelo voltado a preço não se sustenta. E esse contexto nos obriga a entender a necessidade de entregar mais valor às farmácias, por meio da digitalização e de uma gestão mais profissional”, entende Jony Sousa, diretor do Grupo Emefarma, do Rio de Janeiro.
A gestão, aliás, vem dando o tom à atuação da Maxifarma, distribuidora de São José do Rio Preto (SP) com quase 12 mil PDVs atendidos por ano em todo o estado. Com 24 anos de trajetória, a empresa familiar constituiu um conselho consultivo e uma controladoria interna para profissionalizar as operações. A implementação de uma área de business intelligence (BI) também se revelou determinante para aprimorar a interpretação dos números e garantir entregas mais precisas.
“De um lado, temos a missão de ser provedores de microcrédito para subsidiar o varejo. De outro, a indústria vem aumentando o nível de exigência na execução. O caminho natural passa pela modernização dos processos”, observa o diretor Marcelo Borgonovi.
E quando a região onde o setor atua é ainda mais sensível às dinâmicas da economia? É o caso do eixo Norte-Nordeste, centro das atividades da cearense Mais Saúde. Novata no setor, com sete anos de idade, a empresa dobrou de tamanho em 2023 apostando no atendimento exclusivo às farmácias independentes e na limitação da quantidade de indústrias parceiras – 20.
“Devemos nos posicionar como uma verdadeira extensão da indústria, ofertando um mix mais assertivo aos PDVs. Esse amadurecimento da relação colaborativa é estratégico para fugirmos do suicídio coletivo que representa a briga por preço”, argumenta a diretora executiva Patricia Austregésilo.
-
Bruno Moraes e Marina Caldeira, da A2F Terceirização Farma, apresentam os lançamentos de marca própria para farmácias - Bruno Moraes e Marina Caldeira, da A2F Terceirização Farma, apresentam os lançamentos de marca própria para farmácias
-
Corredores movimentados na área de exposições, com presença de 170 indústrias e fornecedores - Corredores movimentados na área de exposições, com presença de 170 indústrias e fornecedores
-
Edison Tamascia (Febrafar) e Nilson Ribeiro (Abrafad) ilustram a união do associativismo em prol da evolução do setor - Edison Tamascia (Febrafar) e Nilson Ribeiro (Abrafad) ilustram a união do associativismo em prol da evolução do setor
-
Edu Lyra, da ONG Gerando Falcões - empreendedorismo social em destaque no primeiro dia de palestras - Edu Lyra, da ONG Gerando Falcões – empreendedorismo social em destaque no primeiro dia de palestras
-
Feira também reuniu entrevistas com líderes de opinião do setor. A apresentadora Viviane Massi e o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto - Feira também reuniu entrevistas com líderes de opinião do setor. A apresentadora Viviane Massi e o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto
-
Jaqueline Lourenço, diretora de marketing da Publifarma, fala sobre a experiência de compras na farmácia e os segredos para se destacar na concorrência - Jaqueline Lourenço, diretora de marketing da Publifarma, fala sobre a experiência de compras na farmácia e os segredos para se destacar na concorrência
-
Juliano Vinhal, presidente da Abradilan, exaltou a capilaridade nacional das distribuidoras regionais - Juliano Vinhal, presidente da Abradilan, exaltou a capilaridade nacional das distribuidoras regionais
-
Kefren Capuano, do Grupo DPSP; com o time da Eco Diagnóstica Fernando Genelhu, Vinícius Pereira e José Artur Chaves - Kefren Capuano, do Grupo DPSP; com o time da Eco Diagnóstica Fernando Genelhu, Vinícius Pereira e José Artur Chaves
-
Livia Ferreira, Gustavo Russi, Franciane Ingride e Leonardo Lopes, da Zolve, apresentam seu portfólio de suplementos para o canal farma - Livia Ferreira, Gustavo Russi, Franciane Ingride e Leonardo Lopes, da Zolve, apresentam seu portfólio de suplementos para o canal farma
-
Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, fala sobre os serviços farmacêuticos e as oportunidades que surgem com a atualização das resoluções da Anvisa - Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, fala sobre os serviços farmacêuticos e as oportunidades que surgem com a atualização das resoluções da Anvisa
-
Marcos Vinícius Consoli (Gemada), Thaiane Abreu e Marcelo Guidugli,daProcfit, apresentam as soluções de IA generativa para o varejo farmacêutico - Marcos Vinícius Consoli (Gemada), Thaiane Abreu e Marcelo Guidugli,daProcfit, apresentam as soluções de IA generativa para o varejo farmacêutico
-
O CEO da Medlevensohn, José Marcos Szuster (à direita) e o diretor comercial Fernando Marinheiro (à esquerda) visitam o posto de testagem do Medmóvel - O CEO da Medlevensohn, José Marcos Szuster (à direita) e o diretor comercial Fernando Marinheiro (à esquerda) visitam o posto de testagem do Medmóvel
-
O convidado especial Edu Lyra (segundo da esq. para a dir.) ao lado de Vinicius Dallovo, Jony Sousa e Juliano Vinhal, da Abradilan - O convidado especial Edu Lyra (segundo da esq. para a dir.) ao lado de Vinicius Dallovo, Jony Sousa e Juliano Vinhal, da Abradilan
-
Redes de farmácias prospectam novos negócios na feira, com Paulo Henrique Ribeiro (Soma Drogarias) e Gilvânio Rodrigues (Universal Farma) - Redes de farmácias prospectam novos negócios na feira, com Paulo Henrique Ribeiro (Soma Drogarias) e Gilvânio Rodrigues (Universal Farma)
-
Rodrigo César (Farmadelivery), Paulo Henrique Ribeiro (Grupo Soma) e Tatiana Ribeiro (Abrafad) networking intenso entre participantes - Rodrigo César (Farmadelivery), Paulo Henrique Ribeiro (Grupo Soma) e Tatiana Ribeiro (Abrafad) networking intenso entre participantes
-
Rogério Mercês, Arthur Hertz e Karla Vilar, da Hertz, apresentam as novidades na linha de Resfenol - Rogério Mercês, Arthur Hertz e Karla Vilar, da Hertz, apresentam as novidades na linha de Resfenol
-
Sidnei Mendonça e Marcelo Borgonovi, da Maxifarma - distribuidora do interior de SP atenta às tendências da feira - Sidnei Mendonça e Marcelo Borgonovi, da Maxifarma – distribuidora do interior de SP atenta às tendências da feira
-
Sydney Clark, da IQVIA, expõe números que apontam caminhos oara o setor - Sydney Clark, da IQVIA, expõe números que apontam caminhos oara o setor
-
Bibiana Dalla Nora, José Alves Filho e Gustavo Alves Esteves divulgaram o novo portfólio de lançamentos para 2024 - Bibiana Dalla Nora, José Alves Filho e Gustavo Alves Esteves divulgaram o novo portfólio de lançamentos para 2024
-
Vinicius Dall´Ovo, da Abradilan, representou a Geolab na premiação de melhor fornecedor de genéricos - Vinicius Dall´Ovo, da Abradilan, representou a Geolab na premiação de melhor fornecedor de genéricos
-
Thamye Sacco, VP da Andorinha, entregou o prêmio de melhor fornecedor do ano para Jeandré Cohen, head da BU Neo Química - Thamye Sacco, VP da Andorinha, entregou o prêmio de melhor fornecedor do ano para Jeandré Cohen, head da BU Neo Química
-
Rodolfo Alegri, da Farmax, recebeu o prêmio de melhor fornecedor de produtos de consumo das mãos de Gilmara Vicentini, da VLMed - Rodolfo Alegri, da Farmax, recebeu o prêmio de melhor fornecedor de produtos de consumo das mãos de Gilmara Vicentini, da VLMed
-
Márcio José, diretor comercial da Neo Química, melhor fornecedora de medicamentos similares - Márcio José, diretor comercial da Neo Química, melhor fornecedora de medicamentos similares
-
Izael Godoi Junior, da Sanofi. Melhor fornecedora de medicamentos de marca recebeu reconhecimento de Barbara Oliveira, da Distrimed - Izael Godoi Junior, da Sanofi. Melhor fornecedora de medicamentos de marca recebeu reconhecimento de Barbara Oliveira, da Distrimed
-
Wilmar Oliveira, diretor superintendente da Vitamedic, abre Encontro de Líderes no dia 2 do Conexão Farma - Wilmar Oliveira, diretor superintendente da Vitamedic, abre Encontro de Líderes no dia 2 do Conexão Farma
-
Time da Maxinutri (de verde, Otávio Almeida, Maurício Castelan, Fernando Ferdinandi e Lucas Franco) premia a Gauchafarma (Márcio Cervo e Wilson Almeida) - Time da Maxinutri (de verde, Otávio Almeida, Maurício Castelan, Fernando Ferdinandi e Lucas Franco) premia a Gauchafarma (Márcio Cervo e Wilson Almeida)
-
O economista Guilherme Mercês analisa impactos da reforma tributária para o setor - O economista Guilherme Mercês analisa impactos da reforma tributária para o setor
-
Mascote da Australian Gold, do Grupo Boticário - divertida interação com o público - Mascote da Australian Gold, do Grupo Boticário – divertida interação com o público
-
Larissa Galvão (trade marketing), Melissa Carvalho (eventos), Michele Rocha (executiva de vendas) e Bruna Luca (gerente de trade marketing), da Farmax - Larissa Galvão (trade marketing), Melissa Carvalho (eventos), Michele Rocha (executiva de vendas) e Bruna Luca (gerente de trade marketing), da Farmax
-
Kal Rodrigues (diretor comercial), Georges Hajjar Jr (CEO) e Odair Gomes (representante ES) da Geolab mais um ano prestigiando o evento - Kal Rodrigues (diretor comercial), Georges Hajjar Jr (CEO) e Odair Gomes (representante ES) da Geolab mais um ano prestigiando o evento
-
Farmacon ressaltou a importância da inteligência tributária, com os sócios Leandro Curado, Marcus Cordeiro e Sérgio Vianna - Farmacon ressaltou a importância da inteligência tributária, com os sócios Leandro Curado, Marcus Cordeiro e Sérgio Vianna
-
Ézio Junior, diretor da GAM, e Arnaldo Sá, CEO da Interplayers amigos de décadas - Ézio Junior, diretor da GAM, e Arnaldo Sá, CEO da Interplayers amigos de décadas
-
Evento representou um misto de networking com reuniões focadas em fechamento de novos contratos - Evento representou um misto de networking com reuniões focadas em fechamento de novos contratos
-
Espaço exclusivo na feira serviu de palco para difundir os benefícios do associativismo - Espaço exclusivo na feira serviu de palco para difundir os benefícios do associativismo
-
Eduardo Martins, CEO da Pharlab, e o consultor Edu Rocha parceiros de negócios - Eduardo Martins, CEO da Pharlab, e o consultor Edu Rocha parceiros de negócios
-
Edimilson Souza, da MontaFarma, apresenta soluções de mobiliário ideais para o PDV do futuro - Edimilson Souza, da MontaFarma, apresenta soluções de mobiliário ideais para o PDV do futuro
-
Corredores estavam disputados na área que reuniu 170 expositores - Corredores estavam disputados na área que reuniu 170 expositores
-
Consultor da Febrafar, Valdomiro Rodrigues apresentou dados de pesquisa sobre comportamento do consumidor na farmácia - Consultor da Febrafar, Valdomiro Rodrigues apresentou dados de pesquisa sobre comportamento do consumidor na farmácia
-
Carolina Nocelli (comercial) e Simeia Mendonça (engajamento consumidor) da Medley promovendo o portfólio de genéricos - Carolina Nocelli (comercial) e Simeia Mendonça (engajamento consumidor) da Medley promovendo o portfólio de genéricos
-
Carlos Tomaiolo, CMO da Atlhetica Nutrion, reforçou a importância do mercado farma para o canal de suplementos alimentares - Carlos Tomaiolo, CMO da Atlhetica Nutrion, reforçou a importância do mercado farma para o canal de suplementos alimentares
-
Carlos Ormeno (gerente de especialidades), Érica Galloro (diretora comercial) e Romie Toscano (gerente divisional), da Sandoz - novidades ao mercado - Carlos Ormeno (gerente de especialidades), Érica Galloro (diretora comercial) e Romie Toscano (gerente divisional), da Sandoz – novidades ao mercado
-
Arthur Herrz (CEO) e Roberta Diehl (marketing) da Hertz - mais lancamentos em 2024 - Arthur Herrz (CEO) e Roberta Diehl (marketing) da Hertz – mais lancamentos em 2024
-
Arena de palestras simultâneas proporcionou intensa troca de insights e dicas para gestão do negócio - Arena de palestras simultâneas proporcionou intensa troca de insights e dicas para gestão do negócio
-
Áreas de convivência abriram espaço para o relax, mas também para reuniões de negócios - Áreas de convivência abriram espaço para o relax, mas também para reuniões de negócios
-
Alfredo Fittipaldi, Paulo Sampaio e Leonardo Velloso, da Cepalab - soluções para gestão de serviços clínicos nas farmácias - Alfredo Fittipaldi, Paulo Sampaio e Leonardo Velloso, da Cepalab – soluções para gestão de serviços clínicos nas farmácias
-
Alexandre Bornsdrein Silva (CEO da Catarinense), Juliano Vinhal (Abradilan), Karen Filter (gerente de marketing) e Eduardo Oliveira (gerente de produto) - Alexandre Bornsdrein Silva (CEO da Catarinense), Juliano Vinhal (Abradilan), Karen Filter (gerente de marketing) e Eduardo Oliveira (gerente de produto)
-
A feira contou com o Wellness Hub, categoria que vem ganhando cada vez mais evidência nos PDVs - A feira contou com o Wellness Hub, categoria que vem ganhando cada vez mais evidência nos PDVs
-
Anderson Caputo, Paula Gewehr, Charles Costa e André Melo - Thérapi em ação junto aos distribuidores - Anderson Caputo, Paula Gewehr, Charles Costa e André Melo – Thérapi em ação junto aos distribuidores
-
Audiência maciça foi a marca das plenárias do Conexão Farma em 2024 - Audiência maciça foi a marca das plenárias do Conexão Farma em 2024
-
Corredores lotados marcaram o último dia do Conexão Farma - Corredores lotados marcaram o último dia do Conexão Farma
-
Débora Zogbi, Gabriela Valentim e Marcos Toshio garantiram bons negócios para o Aché - Débora Zogbi, Gabriela Valentim e Marcos Toshio garantiram bons negócios para o Aché
-
Edison Tamascia, presidente da Febrafar, conduziu a última plenária da agenda com lições preciosas sobre o poder do associativismo - Edison Tamascia, presidente da Febrafar, conduziu a última plenária da agenda com lições preciosas sobre o poder do associativismo
-
Equipe da Drogaria Total entre amigos - Reinaldo Ambrosano, Paulo Avila Jr. (Rocket Group), Ricardo Mendes (Sunflower) e Samuel Pires - Equipe da Drogaria Total entre amigos – Reinaldo Ambrosano, Paulo Avila Jr. (Rocket Group), Ricardo Mendes (Sunflower) e Samuel Pires
-
Equipe de consultores comerciais da MedQuímica marcou presença para divulgar onda de lançamentos. Na foto, Sivaldo Suzart e Reinaldo Padilha - Equipe de consultores comerciais da MedQuímica marcou presença para divulgar onda de lançamentos. Na foto, Sivaldo Suzart e Reinaldo Padilha
-
Evento também é sinômimo de reencontro entre amigos. Ivan Coimbra (Abradilan) e Wilmar Oliveira (Vitamedic) em café da manhã que antecedeu o último dia - Evento também é sinômimo de reencontro entre amigos. Ivan Coimbra (Abradilan) e Wilmar Oliveira (Vitamedic) em café da manhã que antecedeu o último dia
-
Fabio Alguim, da IQVIA, ressalta a importância de identificar o mix ideal por loja - Fabio Alguim, da IQVIA, ressalta a importância de identificar o mix ideal por loja
-
Farmácia doFuturo mostrou as tecnologias e soluções que propõem um novo modelo para o PDV - Farmácia doFuturo mostrou as tecnologias e soluções que propõem um novo modelo para o PDV
-
Ivan Engel, da Close-Up International, apresenta a relação entre sortimento amplo e estoque reduzido para evitar perdas no estoque - Ivan Engel, da Close-Up International, apresenta a relação entre sortimento amplo e estoque reduzido para evitar perdas no estoque
-
Mascote da Australian Gold rodeado por Flavia Caldeira, Andrea Viana, Rafael Cunha, Marcelo Sousa e José Manta - Mascote da Australian Gold rodeado por Flavia Caldeira, Andrea Viana, Rafael Cunha, Marcelo Sousa e José Manta
-
Paulo Paiva, da Close-Up, apresenta as perspectivas e tendências para o setor farmacêutico para 2024 - Paulo Paiva, da Close-Up, apresenta as perspectivas e tendências para o setor farmacêutico para 2024
-
Sergio Terini, Tamiris Sartor, Fabio Costa, Lucas Evangelista e Sullivan Junior equipe da IPDV fechando bons negócios na feira - Sergio Terini, Tamiris Sartor, Fabio Costa, Lucas Evangelista e Sullivan Junior equipe da IPDV fechando bons negócios na feira
-
Trio de sócios da Farmacon celebra novas parcerias e ricas conexões com o setor - Leandro Curado, Marcus Cordeiro e Sérgio Vianna - Trio de sócios da Farmacon celebra novas parcerias e ricas conexões com o setor – Leandro Curado, Marcus Cordeiro e Sérgio Vianna