Feira do Grupo Total movimenta o setor farmacêutico
Evento realizado em Olímpia (SP) reuniu grandes nomes da indústria e consolidou o modelo colaborativo da rede associativista
por Redação em
e atualizado em


Ana Beatriz Fogaça, especial para o Panorama Farmacêutico
A 42ª edição da Feira de Negócios do Grupo Total, uma das principais redes de farmácias associativistas do país, foi realizada nos dias 17 e 18 de setembro em Olímpia, interior de São Paulo. O evento, que teve cobertura especial do Panorama Farmacêutico, reuniu 69 parceiros comerciais, entre representantes de indústrias e distribuidores. Também contou com a participação de centenas de farmácias associadas, em um ambiente voltado para networking, negociações e fortalecimento do setor.
Presente em mais de 300 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, o Grupo Total já conta com mais de 700 lojas associadas, impactando diretamente a vida de mais de 37 milhões de brasileiros. O evento se consolida como uma das principais estratégias da rede para impulsionar o crescimento conjunto entre varejo e indústria.
Segundo Júlio Martins, presidente da Rede Drogaria Total, a feira vai além da exposição de produtos e condições comerciais. “A cada edição, buscamos oferecer mais ferramentas, parcerias e soluções tecnológicas. Isso tem facilitado significativamente o dia a dia dos nossos associados e fortalecido a gestão independente das farmácias”, destaca o executivo.
O presidente da Febrafar e da Farmarcas, Edison Tamascia, participou do evento com uma palestra que abordou as principais tendências do mercado farmacêutico e reforçou a relevância do associativismo para o fortalecimento do setor. Durante a programação, também foram discutidas práticas de gestão voltadas para a melhoria das operações nas lojas. Um dos destaques foi o lançamento da mega campanha “De Carona Com a Sorte“, que irá sortear cinco carros zero quilômetro para os clientes.
Grupo Total foca no modelo associativista como diferencial competitivo
Fundado em 1996, o Grupo Total segue uma filosofia baseada em cinco pilares: comprar bem, vender mais, aprender continuamente, superar metas e garantir uma gestão eficiente. A feira de negócios é vista como um dos principais instrumentos para colocar essa visão em prática.
Jair Beloube, fundador da Drogaria Total, participou da abertura do evento e ressaltou a importância do encontro. “O resultado de uma feira como esta é sempre muito positivo. Os associados têm a chance de negociar diretamente com a indústria, em condições diferenciadas. Isso fortalece o ecossistema como um todo”, afirma.
Para Beloube, cada edição representa um avanço na construção de um legado pautado pela união entre farmácias, indústria e comunidade. O grupo aposta fortemente em um modelo colaborativo, no qual o sucesso de um contribui para o crescimento de todos.
Indústria vê valor estratégico no encontro
Com um histórico de participação ativa, a indústria farmacêutica valoriza a feira como espaço de proximidade com o ponto de venda e de alinhamento de tendências do mercado. Carlos Celio da Silva Marques, gerente regional da Vitamedic, destacou a oportunidade de negociação direta e relacionamento com os varejistas. “Além de apresentarmos nosso portfólio, conseguimos entender melhor a realidade do PDV. Essa conexão é essencial para nosso negócio”, avalia.
Márcio Vituri, gerente de vendas da Eurofarma no interior paulista, também elogiou a iniciativa. “A feira é uma excelente oportunidade para promoção de produtos e premiações. Além disso, fortalece a relação entre o time de vendas e o varejo, em um ambiente favorável ao fechamento de bons negócios”, afirma. Segundo ele, a atuação do Grupo Total é especialmente relevante no interior de São Paulo, devido à sua ampla presença regional.
Feira impulsiona faturamento e lançamentos
A Neo Química, uma das maiores farmacêuticas do Brasil, também marcou presença no evento. Para Cristiane Goés, gerente da companhia, a feira tem impacto direto nas vendas. “Estimamos um aumento de cerca de 30% no faturamento graças às condições comerciais e ao foco nos lançamentos apresentados durante a feira”, ressalta.
Cristiane também destacou o valor do contato direto com o cliente final. “É uma oportunidade para antecipar novidades ao mercado e fortalecer nossa presença junto aos associados do Grupo Total”, completou.
Conexão e negócios com propósito
Ao longo dos dois dias de evento, ficou evidente que a Feira de Negócios do Grupo Total vai além das transações comerciais. O encontro reforça valores como confiança, parceria e crescimento coletivo, pilares que sustentam a proposta do associativismo.
A 42ª edição reafirmou o compromisso da rede com o desenvolvimento sustentável de seus associados, ao criar um ambiente fértil para a geração de oportunidades e fortalecimento das relações comerciais. “Registramos um crescimento de 34,8% nas compras em comparação com a edição anterior. O desempenho superou o volume tradicionalmente elevado do mês de março, considerado o período de maior movimentação no calendário do varejo farmacêutico, e consolidou setembro como o mês de maior faturamento da rede em 2025”, finaliza Martins.






