GC Líderes define planejamento estratégico para 2026
Com o lastro de 10 anos de construção coletiva no varejo farma, ecossistema elabora movimento “Aplicar é novo aprender”
por César Ferro em


O board de cofundadores do GC Líderes do Brasil se reuniu no fim de setembro, no escritório do Retail Farma Brasil, com o objetivo de alinhar o planejamento estratégico do ecossistema em gerenciamento de categorias para 2026. Com base em uma década de atuação no desenvolvimento do GC no varejo farmacêutico, o grupo definiu o novo movimento para os próximos anos: “Aplicar é o novo aprender”.
“Esse é um movimento transformador. Queremos enviar um recado direto aos gestores de que chegou a hora de sair do discurso e partir para a prática”, afirma Paulinho Gomes, um dos cofundadores, ao lado de Monica Gomes, Emanuele Rodrigues e Rogerio Lima.
GC Líderes quer se alinhar ao novo momento do varejo farmacêutico
Para Monica, a adoção do novo movimento também marca uma nova fase para a academia. “Temos uma trajetória muito sólida na área. Essa experiência nos permite reconhecer que estamos diante de um momento mais tecnológico e dinâmico. Para seguir na liderança, precisamos conduzir essa transformação”, destaca. “O que estamos propondo é inverter o paradigma tradicional do aprendizado, levando a um que começa no aprendizado, passa pela reflexão e termina no aprimoramento”, completa.
A vivência no setor também apontou caminhos estratégicos. “Em nossas palestras e conteúdos, identificamos que aplicar o conhecimento adquirido é o principal desafio dos gestores. Por isso, estamos desenvolvendo novos treinamentos e estratégias com foco em levar o gestor da teoria à prática, da estratégia à execução”, afirma Rogério.
Emanuele, por sua vez, completa com um exemplo do cotidiano. “Na faculdade, aprendemos a teoria. O trabalho é o que traz a prática. Nossa proposta é essa: encurtar a distância entre o que se aprende nos eventos e o que se aplica nos rituais de PDV e no acompanhamento do dia a dia da farmácia”, completa.
Planejamento foca em quatro pilares estratégicos
Para 2026, o GC Líderes atuará com quatro pilares principais:
- Escola de Varejo (Academia): hub de conhecimento contínuo, focado na formação de líderes e equipes preparados para a nova era
- Série GC Líderes Comitês: encontros exclusivos entre varejo e indústria com fóruns contínuos para enfrentar os principais desafios do setor
- Workshop Retail Farma Brasil: maratona com imersão, curadoria, inovação e insights aplicáveis ao dia a dia das lojas
- Bootcamp GC Líderes: laboratório intensivo de execução, com trilhas práticas e rituais de PDV voltados à alta performance
“Queremos nos consolidar como um ecossistema completo de conteúdos sobre gerenciamento de categorias”, ressalta Rogério. “Com soluções que se aplicam a diferentes portes de empresa e níveis de conhecimento”, completa Emanuele
Proximidade com entidades é trunfo
Outro ponto estratégico para 2026 é o fortalecimento das relações institucionais. “Essa é uma de nossas maiores fortalezas e queremos intensificá-la ainda mais no próximo ano”, acrescenta Paulinho.
Atualmente, o GC Líderes mantém parcerias com entidades como Abrafarma, Assifarma, Unifabra, Febrafar, Farmarcas, Abrafad, Fecofar, ABCFarma, Sincofarma e Abradilan. No campo da inteligência estratégica, colabora com instituições como IQVIA, Interplayers, Prisma, TPG, Symphony AI e Procfit.