Saiba os caminhos para lucrar com o Farmácia Popular
Eficácia ainda levanta dúvidas entre pequenos e médios gestores, mas
um bom plano de negócios pode garantir rentabilidade do programa
por César Ferro em
por César Ferro em
Embora seja um dos maiores impulsionadores do fluxo de clientes no varejo farmacêutico nacional, o Farmácia Popular ainda levanta dúvidas entre os pequenos e médios gestores do setor.
Mas para Guilherme Mesquita, CEO da Regulariza Farma e um dos integrantes da seção Os Especialistas, do Panorama Farmacêutico, a adesão ao programa pode representar uma ferramenta estratégica para fidelizar clientes e aumentar as vendas. “E a obtenção da lucratividade impõe ajustes na gestão, capacitação permanente da equipe e atenção redobrada à conformidade com as regras”, alerta.
Os três pilares para lucrar com o Farmácia Popular
Segundo Mesquita, analisar a lucratividade do Farmácia Popular apenas pela margem do repasse do Ministério da Saúde é um erro. “De fato, o valor é fixo e controlado, o que limita ganhos diretos por produto”, analisa. Porém, ele indica que existem três pilares vitais para determinar as margens que o varejo farmacêutico pode obter.
- Aumento de fluxo: a iniciativa atrai novos clientes, especialmente aqueles que fazem uso de medicamentos de uso contínuo, que passam a comprar outros itens da farmácia
- Fidelização: o paciente retorna todos os meses, criando previsibilidade de caixa e recorrência de vendas
- Cross-sell e tíquete médio: cada dispensação é uma oportunidade de oferecer produtos complementares, como vitaminas, aparelhos de pressão, produtos de higiene e dermocosméticos, gerando assim um aumento na cesta do cliente
“Quando bem conduzido, o Farmácia Popular transforma-se em um hub de relacionamento com o cliente, e não apenas em um ponto de venda de medicamentos subsidiados”, afirma.
Gestão inteligente é diferencial
Mesquita dá ainda uma dica extra para os empreendedores do varejo farmacêutico. A gestão inteligente do programa é o verdadeiro diferencial. “Farmácias que utilizam tecnologia para monitorar documentos, corrigir erros de forma preventiva e capacitar o time conseguem transformar a iniciativa em um braço estratégico de crescimento”, completa.
Portal lançou mentoria com foco no programa
Em outubro, o Panorama Farmacêutico estreou uma agenda gratuita de mentorias para farmácias com foco no Farmácia Popular. A iniciativa é a mais nova da seção Os Especialistas, lançada no portal em maio.
O espaço tem como objetivo estimular as conexões entre gestores de PDVs e consultores atuantes nas mais diversas áreas. Os temas abordam tendências e dores do varejo farmacêutico, como assistência farmacêutica, automação, gerenciamento de categorias, gestão, transformação digital e, agora, Farmácia Popular.
Conheça o consultor
Guilherme Mesquita é o CEO da Regulariza Farma. O executivo auxilia farmácias nos processos de credenciamento no Farmácia Popular e gestão de vendas pelo programa, por meio de avançados sistemas de inteligência artificial.