Plano de expansão da DPSP prevê 400 novas lojas até 2028
Grupo reforça presença regional e intensifica relação com consumidores
por Gabriel Noronha em
e atualizado em
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Foi revelado o novo plano de expansão da DPSP para os próximos anos. Em um momento de crescimento, o grupo celebrou recentemente os aniversários de suas duas redes de farmácias e projetou seu futuro. As informações são do Valor Econômico.
Com as Drogarias Pacheco e São Paulo completando 132 e 82 anos, respectivamente, a empresa definiu uma estratégia voltada ao fortalecimento de suas marcas e à maior proximidade com os consumidores.
Para alcançar a primeira meta, a varejista planeja inaugurar entre 300 e 400 lojas nos próximos dois ou três anos, com prioridade ao Nordeste e ao interior de São Paulo.
“Nosso propósito é trazer a saúde em primeiro lugar para o cliente, mas também para o colaborador e para o negócio. Foi isso que baseou todas as nossas ações”, afirma Marcos Colares, CEO do grupo.
Relacionamento com clientes guia expansão da DPSP
Já para atingir o segundo objetivo, o marketing tornou-se prioridade na lista de investimentos da empresa. A estratégia inclui ações em diversos tipos de mídias, como ambientes externos no Rio de Janeiro e em São Paulo, televisão e redes sociais, com a participação de diferentes influenciadores.
Segundo Adriana Brito, diretora de marketing e marcas próprias, o investimento da rede em marketing durante o mês de setembro foi cinco vezes maior que o de um mês comum, resultando em aumento de 12% no fluxo de clientes frente a agosto.
Ainda de acordo com a executiva, a DPSP criou este ano uma agência interna para estruturar e acelerar as iniciativas de comunicação. “Esse é um momento de transformação da empresa”, reforça Colares.
Em outra frente, a empresa investe em marcas próprias, reunidas sob o guarda-chuva Ever, que já representam mais de 4% do faturamento do grupo.
O portfólio inclui cerca de 800 itens, que vão de vitaminas a higiene pessoal, beleza e nutrição. Nessa área também estão os serviços de saúde, presentes em mais de 400 das 1.650 lojas distribuídas em nove estados e no Distrito Federal.
Grupo espera resultados já em 2025
O mercado farmacêutico faturou R$ 160,7 bilhões no Brasil em 2024, com crescimento de 12,9% frente ao ano anterior, de acordo com dados da 8ª edição do Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico da Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED).
O faturamento da DPSP em 2024 atingiu a marca de R$ 16,5 bilhões. Desse montante, 26% foram provenientes do canal digital. Para 2025, a expectativa do CEO é elevar o faturamento em 10%.
Para Lucas Menezes, vice-presidente de comercial, digital e marketing do grupo, esses resultados só foram possíveis porque a companhia deu prioridade à regionalização na sua estratégia de marketing. “Não é possível falar com a loja do Recife do mesmo jeito que se fala com a de São Paulo”, diz.
“Criamos um pilar de marketing de lojas muito focado no regional, aproximando a marca das comunidades locais, das escolas aos postos de saúde”, complementa Menezes.