Evento aborda o futuro do e-commerce farmacêutico
Impulso Farma 2025 uniu IQVIA, Rede Soma e iFood para discutir tendências e estratégias no segmento
por Gabriel Noronha em
A mais recente edição do Impulso Farma 2025, realizada na última terça-feira, dia 9, na sede do iFood em Osasco (SP), reuniu diversos especialistas e representantes do varejo para discutir o panorama do e-commerce farmacêutico. O encontro contou com momentos de networking, debates e retiradas de dúvidas, além de apresentações da IQVIA, do iFood e da Rede Soma.
“O e-commerce nas farmácias é uma estratégia importante para o crescimento dos negócios. Reunimos especialistas do iFood e da IQVIA para vislumbrar e debater o futuro desse mercado”, explica Paulo Henrique Ribeiro, CEO da Rede Soma, grupo associativista com 860 farmácias presentes em 23 estados e no Distrito Federal e faturamento anual de R$ 1,44 bilhão,
E-commerce farmacêutico cresce 44% em dois anos
Diretora associada de relacionamento com parceiros estratégicos na empresa de consultoria, Giovanna apresentou diferentes dados acerca do desempenho das farmácias no varejo digital.
“O segmento apresentou uma média de crescimento mensal de 43,6% entre outubro de 2023 e setembro de 2025, contabilizando R$ 24 bilhões em vendas nos últimos 12 meses referentes a setembro de 2025, o que representa uma penetração digital de 10,1%”, afirma Giovanna Leonato,
diretora associada de relacionamento com parceiros estratégicos da IQVIA.
A expansão do varejo digital atinge todas as regiões do Brasil. “A capital ainda é relevante no volume de vendas, mas o interior tem conquistado cada vez mais espaço nesse mercado”, acrescenta a executiva.
A região Sudeste segue na liderança, com 12,5% de penetração, seguida do Nordeste e Sul, ambas com 8,2%, fruto de uma série de fatores que variam desde a longevidade do estabelecimento, das estruturas de delivery e até hábitos populacionais.
Penetração do varejo digital brasileiro
(Em %, de acordo com o MAT de setembro de 2025 + valor movimentado)

Fonte: IQVIA
Já na análise do desempenho das diferentes categorias de produto nos ambientes físicos e digitais, destacam-se os mercados de HPC, cuidado bebê/infantil, dermocosméticos e nutricosméticos, que são mais presentes no e-commerce do que no varejo tradicional.
Comparativo entre a presença de diferentes categorias no varejo físico e digital
(Em %)

Fonte: IQVIA
iFood cresce em volume no farma
Com mais de 60 milhões de usuários ativos, o mercado de farmácias online do iFood movimentou R$ 15 bilhões em 2024 no Brasil, com penetração de 7%, consolidando-se como o terceiro maior mercado do mundo, atrás apenas da Alemanha e dos Estados Unidos. “A projeção é de R$ 40 bilhões de vendas online nos próximos anos”, avalia André Galhano, sócio e gerente nacional de farmácia do iFood.
O executivo ainda compartilhou o ranking de termos mais buscados na seção de farmácia do app, auxiliando os gestores na montagem de um mix mais atrativo para os consumidores virtuais.
Top cinco termos do canal farma mais buscados no iFood
(Entre janeiro e julho de 2025)
- Dipirona
- Fralda
- Teste de Gravidez
- Absorvente
- Tadalafila