Maiores fabricantes de suplementos concentram mais de 90% do faturamento
Grandes players da categoria mantêm dominância, mas uma farmacêutica que estreou no segmento cresce acima de 150%
por César Ferro em
O mercado de nutrição esportiva está vitaminado. Nos últimos 12 meses até março deste ano, o segmento movimentou R$ 1,1 bilhão, considerando apenas as três principais categorias – proteínas, creatina e barrinhas proteicas. Apesar disso, a concentração ainda é uma realidade marcante. Do montante total, pouco mais de R$ 1 bilhão está nas mãos das dez maiores fabricantes de suplementos, que detêm 91,4% da receita.
Nos três recortes, todas as indústrias integrantes do pódio faturam mais do que a soma das empresas que estão fora do top 10.Maiores fabricantes de suplementos dominam o mercado
(Faturamento em milhões de reais)
PROTEÍNA

CREATINA

BARRINHA PROTEICA

Três empresas sobressaem entre os maiores fabricantes
Como exposto nos gráficos acima, o pódio das categorias não sofre mudanças substanciais ao longo dos últimos anos. Em proteínas, creatina e barrinhas, fabricantes como Integralmédica, Dux Nutrition e Supley aparecem de forma recorrente entre as líderes. A exceção é a Bold Snacks. Especializada no mercado de barras proteicas, a empresa conquistou a segunda posição.
| Proteína | ||
| Fabricante | Faturamento em milhões de reais | Representatividade em % |
| Integralmédica | 115,5 | 25,7 |
| Dux Nutrition | 101,5 | 22,6 |
| Supley | 60,6 | 13,5 |
| Cimed | 28,6 | 6,4 |
| Equaliv Pharma | 28,3 | 6,3 |
| Black Skull | 24,6 | 5,5 |
| Probiótica | 16 | 3,6 |
| Vitafor | 15,9 | 3,5 |
| Health Labs | 7,4 | 1,7 |
| Guday | 6,4 | 1,4 |
| Outros | 43,9 | 9,8 |
| Creatina | ||
| Fabricante | Faturamento em milhões de reais | Representatividade em % |
| Integralmédica | 109,1 | 30,3 |
| Dux Nutrition | 95,2 | 26,5 |
| Supley | 45,8 | 12,7 |
| Cimed | 26,4 | 7,3 |
| Equaliv Pharma | 20,1 | 5,6 |
| Vitafor | 11,2 | 3,1 |
| Health Labs | 6,2 | 1,7 |
| Probiótica | 5,6 | 1,6 |
| Catarinense | 4,7 | 1,3 |
| Guday Produtos | 3,9 | 1,1 |
| Outros | 31,6 | 8,8 |
| Barrinhas | ||
| Fabricante | Faturamento em milhões de reais | Representatividade em % |
| Integralmédica | 92,9 | 39 |
| Bold Snacks | 30,6 | 12,8 |
| Dux Nutrition | 28,3 | 11,9 |
| Danone | 19,9 | 8,3 |
| Nutrata | 16,7 | 7 |
| Supley | 11,6 | 4,8 |
| Atlhetica Nutrition | 9,4 | 4 |
| Black Skull | 3,7 | 1,6 |
| Mais Um | 3,1 | 1,3 |
| Bio2 Organic | 2,6 | 1,1 |
| Outros | 19,6 | 8,2 |
Entrante ostenta crescimento de mais de 150%
Ocupando a quarta colocação nos rankings de proteínas e creatina, a Cimed registrou incremento de 150,1% e 163,4%, respectivamente. A farmacêutica anunciou oficialmente sua entrada no mercado de suplementos esportivos no fim de dezembro, quando o CEO João Adibe Marques apresentou as primeiras imagens e o conceito visual da marca Urso em seu Instagram pessoal. Outro destaque fica a cargo da Dux Nutrition. A companhia dobrou seu faturamento em todas as categorias, consolidando presença entre as três maiores do setor.
“O avanço da categoria de suplementos está muito atrelado ao volume e ao mix, que respondem por 73% da alta no faturamento. Esses quesitos, naturalmente, tendem a ser mais bem absorvidos pelos grandes players, o que implica em uma maior concentração”, contextualiza Filipe Campos, head de Market Insights & CHC da consultoria.