Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

A indústria dos cosméticos ganha uma maquiagem digital

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Um estudo recente do Facebook feito nos Estados Unidos mostrou que, para 45% do público que consome cosméticos, o dispositivo mobile passou a ser a ferramenta mais importante para realizar compras, ajudando a alavancar o crescimento de 14,4% ao ano nas vendas online do mercado de beleza naquele País.

Estes números reforçam a constatação de que os novos recursos tecnológicos e os diversos canais de contato têm aprimorado a experiência da compra digital, tornando-a mais eficiente e divertida, e favorecendo a experiência do consumidor. São inúmeras as estratégias que as marcas do mercado de beleza estão usando para ampliar sua presença on-line. Conheça algumas das ações mais eficazes empregadas por essa indústria:

Realidade Aumentada: Muitos dos principais varejistas do mundo dos cosméticos, incluindo a Sephora e a LOreal, investem em recursos deste tipo de tecnologia para tentar engajar seus consumidores. Entre eles, estão aplicativos para smartphones que deixam o usuário simular diferentes cores e texturas ao sobrepor produtos nas suas fotos. Esse recurso imita o processo de testes na loja, permitindo que os compradores avaliem como os diferentes tons e estilos dos produtos ficarão neles.

Engajamento nas mídias sociais: As marcas que conseguem criar uma envolvente presença nas mídias sociais são aquelas que percorreram um longo caminho para se diferenciar – especialmente nas mentes dos consumidores das Gerações Y e Z. A Glossier, marca encontrada nos Estados Unidos, no Reino Unido, Canadá, Irlanda e Porto Rico, é um excelente exemplo. Ela concentra seus esforços de marketing digital no Instagram, onde tem mais de 1,1 milhão de seguidores. Nesta mídia social, a marca investe pesado na divulgação de tutoriais e apresentação das funcionalidades de seus produtos, estratégia esta que permite a construção de uma conexão bastante direta com seus clientes. E esse método tem dado tão certo que um número expressivo de brasileiros deixa comentários nos posts, mesmo que os produtos da marca ainda nem sejam vendidos por aqui.

Influenciadores digitais: Como vimos, o uso de tutoriais de maquiagem e a análise de produtos são incrivelmente populares em plataformas como o Instagram. E o mesmo acontece no YouTube e Facebook. Mas estas ações têm resultado ainda maior quando envolvem influenciadores digitais. Muitos blogueiros de beleza e personalidades de mídia social têm um público on-line grande e leal, e realizar parcerias com o influenciador certo pode ter um impacto enorme na presença de uma marca. A chave para uma campanha bem-sucedida é manter a autenticidade. Dessa forma, o endosso de um influenciador a uma marca não é um anúncio, mas uma recomendação honesta de um colega confiável.

Fidelidade à marca: Ela é baseada em uma relação de confiança, e não no simples oferecimento de recompensas. Estudos recentes mostraram que, quando se analisa o modo como a fidelidade é construída, é constatado que os clientes de hoje são mais motivados por experiências memoráveis ??do que por descontos e vantagens. A Sephora, uma das maiores varejistas mundiais do setor de beleza, tem um programa de recompensas por fidelidade extremamente bem-sucedido, mas também utiliza first-party data para oferecer uma experiência personalizada e íntima a seus clientes on-line. Como as compras de produtos de beleza envolvem não apenas preferência individual, mas também diferentes necessidades e funções, os consumidores desta área realmente apreciam quando o canal on-line de uma marca oferece a mesma experiência exploratória e interativa que eles desfrutariam na loja. Por exemplo, o case que citei anteriormente, do uso de Realidade Aumentada, permite ao consumidor ter uma boa ideia sobre sua satisfação, em termos de resultados estéticos, com o efeito de determinado produto.

A tecnologia contemporânea realmente mudou a experiência do cliente, com mais e mais compradores preferindo a facilidade e a eficiência de realizar uma compra on-line. A indústria de varejo teve que se adaptar a essas mudanças de preferências, e as marcas de cosméticos não são exceção. Também para elas, é crucial envolver seus clientes por meio de vários canais de contato. Além de gerar engajamento, essa estratégia permite que os profissionais de marketing obtenham insights indispensáveis para a construção de um relacionamento que gere bons frutos para marcas e consumidores.

Fonte: Administradores

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress