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Grupo Boticário atinge R$ 30,8 bi em vendas em 2023

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Grupo Boticário
Foto: Divulgação

As vendas totais (GMV) do Grupo Boticário ultrapassaram R$ 30,8 bilhões em 2023, crescimento de 30,5% em relação a 2022. O desempenho histórico é quase o dobro do GMV registrado em 2021, quando a empresa atingiu R$ 18 bilhões em vendas.

O resultado – o maior já anunciado pela companhia – foi marcado especialmente por avanços importantes na estratégia multicanal e multimarcas com entrada em novos canais, expansão dos números de parceiros em multimarcas e consolidação em categorias.

Farmácia é destaque no B2B do Grupo Boticário

A operação B2B, que reúne distribuição em farmácias, perfumarias, lojas de departamento e redes alimentares, dobrou de tamanho em 2023. No ano passado, os produtos do Grupo Boticário passaram a estar presentes em cerca de 100 mil pontos de venda em todo território nacional, com destaque ao setor de farmácias, que se tornou o principal canal de distribuição de B2B.

A aceleração nesse canal também foi marcada pela aquisição de Truss Professional, marca nacional dentre as líderes no segmento de produtos capilares com ampla presença em salões de beleza no Brasil e no mundo.

A operação permitiu ao Grupo Boticário fortalecer sua presença na categoria de cabelos e estrear no segmento profissional, com presença em 26 mil salões no Brasil, fortalecendo o relacionamento com profissionais cabeleireiros. Já entre as categorias, as de maior crescimento foram cabelos, perfumaria e cuidados pessoais.

“A sólida performance de 2023 confirma a potência das alavancas internas e consistência no nosso desenho estratégico de longo prazo. Estamos formatando um ecossistema de beleza que expande nossa presença junto aos consumidores brasileiros, por meio de parceiros sólidos, atuando com diversas marcas, em diversas categorias, presentes nos mais diversos canais”, afirma Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário.

“Nosso crescimento não diz respeito a apenas uma marca, categoria ou canal. Temos um conjunto de ações que corroboram o desempenho de uma estratégia robusta, bem executada e com geração de valor a todos os clientes do ecossistema”, destaca.

Em 2023, canais como lojas e venda direta seguiram em crescimento. No ano passado, a companhia apresentou a maior expansão de lojas reformadas e se consolidou como a maior rede omnichannel do Brasil, com mais de 4 mil pontos de Clique e Retire e cerca de mil Espaços do Revendedor. “O Brasil é muito relacional. Nesses canais, a relação humana é mais calorosa e faz a diferença. São nossos templos de experimentação e permitem a interação humana de forma direta”, ressalta Grynbaum.

Investimentos estratégicos reforçam alto grau de inovação

Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, tecnologia e marcas sustentaram um alto patamar de inovação com cerca de 4 mil novos produtos desenvolvidos e outros 2 mil reformulados. Cerca de 26% das vendas totais (GMV) do Grupo Boticário foram provenientes de produtos lançados há menos de um ano.

Na dimensão de marcas, o desempenho foi impulsionado por complementaridade entre marcas, mix de produtos e produtividade do portfólio. Em 2023, Eudora se consolidou como a segunda maior marca do Grupo Boticário. Vult e O Boticário também apresentaram desempenho expressivos.

Além da sólida performance das marcas proprietárias, destaque para marcas terceiras, comercializadas via e-commerce Beleza na Web, e licenciadas como Pampers. A parceria entre Grupo Boticário e P&G resultou no lançamento da primeira linha de baby care de Pampers do mundo. No ano passado, o Grupo Boticário também ingressou no segmento pet care com o lançamento de Au.Migos, primeira linha de produtos para pets da empresa.

Clientes no centro de tudo

Em 2023, a base ativa e identificada de consumidores cresceu 13% e chegou a 24 milhões de pessoas, que realizaram pelo menos uma compra no último ano.

“Em um mundo cada vez mais volátil, decidimos mirar no consumidor, que é cross-marcas e cross-canal. Tão importante quanto o aumento no número de clientes identificados é o tratamento adequado dessas informações, que nos permite construir fundamentos e sistemas para uma experiência personalizada e de excelência, o que se traduz em maior ticket e frequência de compra”, destaca o vice-presidente do Conselho.

“Nosso profundo conhecimento sobre nossos clientes nos permite uma entrega de valor integrando marca, canal, categoria e parceiro. A cada quatro itens do setor de higiene e beleza que chegaram às mãos dos consumidores no Brasil, um passou pelo ecossistema do Grupo Boticário”, conclui.

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