Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Abrafarma lança App para vacinação da Covid-19 em farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Sergio Mena Barreto 3

 Mais uma iniciativa do varejo farmacêutico em defesa da ampliação do acesso à saúde. A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) desenvolveu um aplicativo para auxiliar a população na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 do governo federal.

O CEO da entidade, Sérgio Mena Barreto, apresentou a novidade durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (dia 5), sobre as ações em comemoração aos 30 anos da Abrafarma.

Denominado Vacina na Farmácia, o App será disponibilizado tão logo haja oferta dos imunizantes disponíveis e autorização do governo. Com ele, a população poderá agendar uma data para ser vacinada e por meio do CEP o sistema indicará a farmácia mais próxima de sua residência fornecendo um QR code com a data, o endereço da farmácia e as informações exigidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). O App também terá um lembrete para a segunda dose e a carteira de vacinação.

Dois milhões de doses por dia

“Estamos mantendo conversas avançadas com Ministério da Saúde para disponibilizar as mais de 5.500 salas de vacinação das 26 redes associadas à Abrafarma. O próprio ministro Marcelo Queiroga já nos chamou para um diálogo e assim que tiver vacinas, acredito que isso ocorrerá em junho ou julho, teremos condições de aplicar cerca de 2 milhões de doses por dia ou 10 milhões por mês auxiliando o SUS”, afirma Barreto. O executivo fez questão de enfatizar que as farmácias não estão pleiteando a compra de vacinas, e sim fazer com que a fila do Ministério da Saúde ande mais rápido.

A Abrafarma também ressaltou que colocou à disposição 40 centros de distribuição para apoiar a logística das vacinas. “Já temos a premissa de transportar com refrigeração grandes quantidades de medicamentos. As redes associadas distribuem todos os dias 10 milhões de itens dos seus CDs às suas farmácias”, explica. No momento algumas redes de Porto Alegre (RS) e do estado de São Paulo estão auxiliando as prefeituras com postos de vacinação auxiliares contra o novo coronavírus.

Seis milhões de testes rápidos

Barreto também apresentou os dados mais recentes em relação aos testes rápidos de detecção da Covid-19 realizados nas farmácias. Até o último domingo, 2 de maio, foram realizados mais de 6 milhões de testes, em 3.760 farmácias, sendo 20,88% positivos e 79,12% dos testes negativos. “Em um país que não está testando, nosso painel tem servido de referência para o acompanhamento do comportamento da pandemia”, ressalta.

Apesar dos testes rápidos representarem aproximadamente 1% do total do faturamento das farmácias, o CEO destaca a importância social do serviço. “Muito mais do que o resultado financeiro é contribuir com as empresas e os trabalhadores para que as cidades possam retomar suas atividades”, explica.

Vacinação dos farmacêuticos

Questionado sobre como está o processo de vacinação contra a Covid-19 entre os farmacêuticos e trabalhadores da farmácia, Barreto informou que desde o início o PNI inseriu a categoria no grupo prioritário que atua na linha de frente no combate à pandemia. “Infelizmente, porém, por falta de vacina esses profissionais acabaram ficando de fora, o que é um absurdo. São trabalhadores que têm contato direto com o público, muitos deles com sintomas da doença e é muito importante que eles sejam imunizados. Esperamos que os municípios possam cumprir a determinação o mais breve possível”, lamenta.

Guerra de supply chain

Em relação ao aumento de preços dos medicamentos em meio a uma pandemia, o CEO da Abrafarma ponderou sobre a enorme pressão de custos que a indústria farmacêutica vem sofrendo. “Estamos em meio a uma guerra de supply chain. A indústria farmacêutica é um setor que depende 90% da importação de princípios ativos para a fabricação de medicamentos. Há escassez de voos, o frete internacional elevado, o dólar a R$ 5,60, sem contar que a disputa mundial pelos insumos farmacêuticos ativos (IFAs) fez os preços se elevarem muito”, explica.

Todos esses fatores contribuíram para a redução da oferta de alguns produtos nas prateleiras das farmácias. “Se antes havia 30 opções, hoje percebemos que alguns deixaram de ser produzidos ou ofertados no mercado em função do problema gravíssimo de aumento de demanda e baixa oferta de insumos”, afirma Barreto.

Movimento Movidos pela Saúde

 Em comemoração aos 30 anos da Abrafarma, a entidade criou o movimento Movidos pela Saúde, que prevê uma série de ações como o desenvolvimento de um novo portal e os lançamentos do programa de entrevistas Abrafarma Talks e das Campanhas de Saúde, divididas em cinco grandes temas: autocuidado, vacinas, adesão ao tratamento, testes rápidos e telessaúde.

“Toda essa proposta converge para um farmacêutico com olhar clínico, que entende de diabetes, de hipertensão, que saiba identificar as necessidades do paciente a fim de ajudá-lo a reduzir seus agravos e aumentar a adesão ao tratamento”, ressalta o CEO.

Em 30 anos de atividades, a Abrafarma desempenhou um papel fundamental na criação e ampliação do acesso aos medicamentos genéricos em 1999; na expansão para a iniciativa privada do Programa Aqui tem Farmácia Popular em 2006; criação do Programa de Assistência Farmacêutica em 2015; na oferta de serviço de vacinação nas farmácias em 2019 e culminando com a realização dos testes rápidos de detecção da Covid-19 nas farmácias em 2020 e na vacinação contra o novo coronavírus em 2021.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/04/28/zambon-diversifica-areas-terapeuticas-para-crescer-no-brasil/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress