Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Abrafarma propõe inclusão de testes no Farmácia Popular

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácia Popular
Foto: Canva

No início de janeiro, a Abrafarma apresentou ao governo um conjunto de oito propostas para revitalizar o programa Farmácia Popular. As medidas estão embasadas por um estudo inédito da entidade em parceria com o Insper e visam incluir não só a medicamentos, mas também a serviços de saúde.

Nesse formato, estabelecimentos credenciados poderiam, por exemplo, aferir a pressão arterial de pessoas que fazem uso de medicamentos para controle da hipertensão usados no programa e enviar os dados para o Ministério da Saúde. Em entrevista ao JOTA, o diretor de Relações Institucionais da Abrafarma, Renato Porto, afirmou que isso ajudaria não apenas o caso do paciente em si, mas auxiliaria no monitoramento de estratégias de saúde.

Porto afirma que a sugestão passa por três eixos. O primeiro deles é criar uma lei para dar estabilidade ao programa, lançado no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República. “Isso faria com que o Farmácia Popular se transformasse num programa de Estado”, disse.

Mais remédios no Farmácia Popular

No segundo eixo, haveria um reforço de medicamentos ofertados no programa e um aumento de farmácias credenciadas. Por fim, estabelecimentos credenciados poderiam auxiliar na realização de algumas ações de saúde, como testes e criar um banco de dados, a exemplo do que ocorreu com Covid-19.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress