Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ácido hialurônico, vitamina C e mais: as funções dos princípios ativos dos cosméticos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Para explicar os efeitos de cada um desses ingredientes na pele, a GQ Brasil conversou com os seguintes especialistas:

Alessandro Alarcão: dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e sócio efetivo e conselheiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD);

Daniel Cassiano: dermatologista, membro da SBD e da SBDC e professor de Dermatologia no curso de medicina da Universidade São Camilo;

Maria Eugenia Ayres: farmacêutica com pós-graduação em Farmacologia Clínica e Gerente Técnica da Biotec.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é bastante utilizado na dermatologia e tem um alto poder hidrofílico. Isto é: de absorver a água. Por isso, é um excelente hidratante e se adapta a todos os tipos de pele. Ele ainda estimula a produção de colágeno e suaviza rugas e linhas de expressão. Algumas fórmulas ainda estimulam a produção do próprio ácido hialurônico pela derme.

Além de estar presente em cosméticos, a forma em gel da substância também é usada na dermatologia atuando como preenchedor em procedimentos estéticos no rosto ou no corpo.

Ácido glicólico

O ácido glicólico promove a renovação da camada mais superficial da pele, a epiderme. Por conta disso, esse ativo ajuda na remoção de manchas e na uniformização da derme. Ele também promove uma melhora da textura da pele (deixando-a sedosa), abertura dos poros e controle da oleosidade.

Ácido salicílico

Este ácido é bastante conhecido por quem possui pele oleosa e acneica, justamente por ser usado em muitos produtos feitos para esse tipo de derme, como sabonetes e géis secantes. O ácido salicílico, além de promover uma esfoliação química suave, melhorando o brilho da pele e a penetração de outros ativoa, tem ação seborreguladora e ajuda a controlar o processo inflamatório da acne.

Cafeína

Presente naquele cafezinho que você toma pela manhã, a cafeína também aparece como o princípio ativo de alguns cremes, principalmente destinados à região dos olhos. Por estimular a circulação sanguínea e ser rica em antioxidantes, ela é ótima para reduzir a aparência de olheiras e prevenir o envelhecimento precoce.

A cafeína também diminui a aspereza cutânea, ameniza o aspecto da celulite e revitaliza a pele. Além disso, reduz a vermelhidão causada por raios UVB, refletindo em um menor grau de elastose solar (condição em que a superfície da pele fica espessa e com sulcos, como uma casca de laranja).

Niacinamida

Proveniente da vitamina B3, a niacinamida possui muitas funções benéficas para a pele. Ao ser antioxidante e promover a renovação celular, ela previne o envelhecimento, controla a oleosidade excessiva, melhora a aparência dos poros e clareia manchas, tanto as hipercromias pós-inflamatórias quanto os melasmas. Também reduz rugas e melhora a textura da pele.

Retinol

Derivado da vitamina A, o retinol pode ser usado tanto por peles jovens quanto maduras. Ele promove a renovação celular e estimula a produção de colágeno e elastina na pele. Entre seus benefícios estão o tratamento da acne, a redução de rugas finas, a melhora da textura e da firmeza da pele e a redução da hiperpigmentação.

Vale avisar que não é recomendado utilizar o retinol durante a gravidez.

Rosa mosqueta

Rosa mosqueta é um nome comum para várias espécies de arbustos da família Rosaceae. Um processo de pressão a frio extrai o óleo dessas plantas, que é utilizado na dermatologia. Além de ser um excelente hidratante, a substância é rica em ácidos graxos que promovem a regeneração cutânea.

Por isso, seu uso é indicado para atenuar cicatrizes, estrias, queimaduras (na fase tardia), cortes fechados e assaduras. Inclusive, seu uso ajuda a melhorar o resultado de procedimentos estéticos com e outras lesões semelhantes.

Além disso, devido à presença de potentes antioxidantes, o óleo de rosa mosqueta também previne o envelhecimento da pele.

Vitamina C

Praticamente toda marca de dermocosmético tem um sérum de vitamina C para chamar de seu. É um potente antioxidante, que ajuda na produção de colágeno e na diminuição dos radicais livres. Ela também é responsável por aumentar o viço da pele, deixando-a luminosa e com aparência de saudável. A substância também atua na proteção da derme contra a radiação UV.

Vitamina E

A vitamina E pode ser encontrada para ser usada de forma tópica, com dermocosméticos, ou de forma oral, com cápsulas. Ela ajuda a prevenir o envelhecimento da pele e também fortalece as fibras elásticas. Por isso, é usada no tratamento de algumas doenças, como a esclerodermia (condição em que há o enrijecimento da pele).

Por se apresentar de forma oleosa, não é indicada para peles acneicas.

Ureia

Muitos hidratantes, principalmente para áreas de pele áspera como os pés, possuem ureia em sua composição. Isso porque a substância tem uma alta capacidade de hidratação, melhorando a textura da pele e reduzindo sua aspereza e descamação. Porém, é preciso tomar algumas cautelas.

Não é recomendado usar cremes com ureia onde a barreira da pele está aberta, como eczemas, lesões de psoríase ou machucados. Isso porque a substância vai pinicar a pele e gerar uma sensação desconfortável. Também não é recomendado usar cosméticos com altas concentrações (acima de 3%) em pessoas grávidas.

Fonte: GQ Brasil Online

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress