
As ações da Blau Farmacêutica (BLAU3) subiram 8% após a divulgação de um relatório do banco de investimentos Goldman Sachs. O comunicado emitido pela financeira confirmou a reclassificação da companhia, que conta agora com a recomendação de “compra”. As informações são do Exame.
A mudança é a segunda alteração nos status da farmacêutica nos últimos meses. Em dezembro o banco já havia elevado a indicação de “venda” para “neutro”, sinalizando um favorecimento crescente em relação à companhia.
Otimismo alavanca ações da Blau
O reposicionamento foi justificado com cinco principais pontos de atenção. Na visão do banco o momento de instabilidade do mercado farmacêutico já não preocupa mais, principalmente após a estabilização do IPM-H (Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais).
Dados divulgados pela farmacêutica, durante o Investor Day, revelaram um crescimento de 15% no mercado farmacêutico não varejista nos primeiros nove meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A receita do quarto trimestre de 2024 também deve seguir a tendência, permanecendo em um nível 20% maior do que em 2023.
Tendências saudáveis de fluxo de caixa operacional e a estabilização dos índices de preços hospitalares da Bionexo também foram fatores de destaque. “Embora esperemos uma leve desaceleração do crescimento orgânico em 2025, parece que o momento mais desafiador da receita ficou para trás, e as taxas compostas de crescimento em dois anos permanecem atraentes”, explica a nota
O último quesito citado foi a integração do Laboratório Bergamo, apontado como importante catalisador na produção de medicamentos oncológicos liofilizados.