Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Acordo vai qualificar distribuição de remédios em Porto Alegre

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Prefeito disse que a parceria visa atender melhor os porto-alegrenses

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) assinaram nesta sexta-feira, 8, acordo de cooperação para formalizar a estruturação, implantação e funcionamento do Centro Colaborador em Serviços Farmacêuticos (CECOL-FAR). O projeto prevê, entre outras ações, que a universidade qualifique os profissionais farmacêuticos do município, aprimorando o trabalho de dispensação de medicamentos à população do município.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que este é mais um projeto de parceria, visando atender melhor os porto-alegrenses. “Este tipo de parceria permite que a gestão pública saia da manifestação ideológica para chegar à vida real das pessoas. O interesse público precisa estar acima do privado e este é um passo gigantesco para alcançar este objetivo”, disse o prefeito.

O projeto contempla a incorporação do profissional farmacêutico no quadro de controle da regulação municipal, via Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon). Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, atualmente trabalham 86 farmacêuticos no município, 25 profissionais atuam nas farmácias distritais e postos de saúde e 61 trabalham em hospitais e pronto-atendimentos. É a primeira vez que Porto Alegre tem a inclusão desse profissional no quadro de especialidades disponíveis à população pelo Gercon.

A Ufrgs fará o treinamento e a qualificação dos farmacêuticos que passam a não apenas dispensar os medicamentos, mas orientar quanto aos cuidados em saúde. Assim, a população fará melhor uso dos remédios. O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, lembrou que a má administração dos medicamentos tem interferência nos índices de mortalidade. “A formação do profissional que administra o remédio vai capacitar nossa rede e chegar a quem mais precisa. Queremos deixar estas parcerias como legado da nossa gestão. O poder público e a academia precisam se retroalimentar em prol de um bem maior”, afirmou.

A prefeitura disponibilizará todos os medicamentos que serão distribuídos à população, bem como os sistemas eletrônicos necessários para o registro e controle adequado. O CECOL-FAR terá como sede a estrutura disponível na Farmácia Escola da Faculdade de Farmácia, junto ao Campus de Saúde da Ufrgs. O reitor da instituição, Rui Vicente Oppermann, comemorou a parceria. “Acreditamos no Sistema Único de Saúde (SUS), mas acredito que vai funcionar melhor com interdisciplinaridade. As instituições públicas têm que olhar mais para estas parcerias. Só assim vamos transformar nossa sociedade”, disse.

O acordo vai permitir conhecer melhor a forma de uso dos medicamentos e as dificuldades por parte da população. A partir disto, elaborar estratégias para suprir estas demandas. Com mais este acordo, o município segue seu princípio de ampliar as estratégias de parcerias para qualificar e atender a população de Porto Alegre de maneira mais eficiente.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress