O maior canal de informação do setor

Fórum de biossimilares mobiliza agências reguladoras

2.255

Agências reguladoras mundiais se unem em fórum sobre biossimilares

Pela primeira vez, representantes das principais agências reguladoras do mundo e mais de 150 líderes da indústria farmacêutica do continente estarão reunidos graças ao Biosimilars Latam Brazil 2021. O evento promete mobilizar gestores públicos e privados de 12 países.

Nos próximos dias 25 e 26 de agosto, o fórum debaterá o promissor mercado de medicamentos biossimilares e os desafios do Brasil e do continente para aprimorar o acesso dos pacientes a essa categoria. A agenda contará com especialistas como Gustavo Mendes, gerente geral de produtos biológicos da Anvisa, além de gestores das principais agências reguladoras globais – a norte-americana FDA e a europeia EMA.

A indústria farmacêutica brasileira também marca presença entre os painelistas, incluindo Edilson Uiechi, diretor de desenvolvimento de negócios e relações institucionais da Bionovis; e Luciana Rahal Abrahão, diretora médica da Sandoz para a área de Specialty Care.

A corrida por vacinas e tratamentos contra a Covid-19 representou mais um empurrão para a indústria global de medicamentos biossimilares, cujo faturamento superou a casa dos US$ 10 bilhões no ano passado. A IQVIA prevê que as cifras subam para US$ 80 bilhões até 2025. Esse processo ainda é incipiente no Brasil, mas algumas farmacêuticas ensaiam investimentos no país.

Mais produção e menos burocracia

Dos 32 remédios do gênero já registrados pela Anvisa, 21 receberam aprovação entre 2018 e 2019. Além disso, outros cinco já estão na fila. A agência, inclusive, instituiu a RDC 205 para criar uma fila de prioridade na análise desses medicamentos – especialmente os que atuam no combate a doenças raras.

O chamado fast track leva em consideração a raridade da patologia em relação à sua incidência. “Se compararmos os medicamentos para doenças raras com os fármacos que se encontram na fila ordinária, temos uma redução de tempo significativa, de aproximadamente 90 dias”, ressalta Gustavo Mendes. “Entendemos que era preciso ter um tratamento especial para medicamentos inovadores. Os ganhos foram enormes, pois permitiram o acesso mais rápido, mas de maneira criteriosa”, explica o gerente da autarquia.

As inscrições para o Biossimilars Latam Brazil 2021 podem ser feitas aqui.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/biobalance-avanca-com-suplementos-em-grandes-redes/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação