Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

AGU veta manipulação de cannabis em farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

manipulação de cannabis

A manipulação de cannabis nas farmácias magistrais continua refém de imbróglios jurídicos. A Advocacia-Geral da União (AGU) se posicionou ao lado da Anvisa e reforçou que esses estabelecimentos não podem trabalhar com os derivados da substância.

Uma farmácia entrou na Justiça pela 6 ª Vara Federal de Curitiba (PR), questionando a Resolução Nº 327/2019 da Anvisa, que permite apenas a indústria farmacêutica produzir derivados da cannabis.

A AGU ecoou a decisão da agência reguladora, destacando as preocupações de segurança relacionadas aos efeitos da administração desses medicamentos em curto e longo prazo, além dos controles sanitários para a manipulação de cannabis, que estão além das possibilidades destes estabelecimentos.

A Justiça, então, julgou improcedentes os pedidos da farmácia. “Farmácias magistrais não possuem a capacidade de apresentar os atestados sanitários e os dados necessários à fabricação de um medicamento feito a partir de um composto – a Cannabis – cuja segurança e eficácia ainda estão sendo estudadas e discutidas”, diz um trecho da sentença.

Manipulação de cannabis tem precedentes

Se a manipulação de cannabis foi barrada na justiça agora, em outros casos, a decisão foi diferente. Em junho, a justiça deu um novo aval para um estabelecimento no Paraná para importar os insumos nas formas de derivado vegetal, a granel ou industrializado, bem como para manipular, comercializar e dispensar esses medicamentos.

Para o juiz federal Roberto Lima Santos, da 1ª Vara Federal de Apucarana, ao vedar a manipulação dos produtos de cannabis por farmácias enquanto permite que drogarias vendam produtos industrializados, a Anvisa está em desacordo com as Leis Federais que tratam especificamente das atividades permitidas às farmácias com e sem manipulação, e que não preveem essa restrição.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress