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Alimentação no inverno: o básico funciona

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alimentação no inverno

O inverno é aquela época do ano que todo mundo costuma comer mais besteiras e consequentemente, optar por comidas mais calóricas. Essas vontades acontecem porque no frio, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido. Mas, para aqueles que querem manter a rotina saudável nesse período, precisa saber que é importante comer bem em todas as estações. Cuidar da alimentação no inverno é questão de equilíbrio.

As pessoas acabam não ingerindo as quantidades suficientes de nutrientes que precisam no inverno. Diminuem o consumo de frutas, verduras e legumes que são importantes para o bom funcionamento do organismo. Esse grupo de alimentos fornecem vitaminas, minerais e água, e auxiliam com a imunidade. Para aproveitar todos os benefícios em sopas, cozidos, assados ou refogados.

Uma refeição balanceada aumenta a imunidade e ajudar a prevenir as doenças respiratórias, como gripes e resfriados que são típicas da estação. A dica é aproveitar ao máximo as proteínas, verduras e legumes, para atender as necessidades do seu corpo.

Alimentação no inverno requer consumo de gorduras boas

Para ter uma boa alimentação no inverno, não se limite apenas ao café da manhã, almoço e jantar. Entre uma refeição e outra é legal fazer um lanche para se manter saciado e não exagerar nas quantidades, quando chegar nas refeições principais.

Nesse intervalo é recomendável apostar em boas fontes de gorduras, que além de dar mais saciedade, também previne contra doenças cardiovasculares. Entre elas, estão as:

  • Nozes
  • Castanha-do-pará
  • Castanha-de-caju
  • Amêndoas
  • Avelã

Reforce a imunidade com as frutas da estação

Como no inverno os sintomas de gripes e resfriados são cada vez mais comum, opte por frutas da estação que tenham vitamina C, pra fortalecer a imunidade e manter a saúde em dia.

As frutas típicas do inverno são:

  • Tangerina
  • Caqui
  • Morango
  • Laranja
  • Uva
  • Maçã
  • Maracujá
  • Carambola

Aproveite ao máximo os legumes e verduras

Os legumes e verduras são deixados de lado no inverno e não viram prioridades nos pratos das pessoas, porém, eles são uma bomba de nutrientes e auxiliam no funcionamento do organismo. Para garantir toda potência deles, faça-os refogados, assim, manterá o estômago aquecido.

Selecionamos alguns legumes e verduras que vão bem, na versão refogados:

  • Couve
  • Agrião
  • Acelga
  • Cenoura
  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Xuxu
  • Abobrinha

Não esqueça da água

A baixa ingestão de água é comum no inverno, mas é de extrema importância garantira a hidratação no período, para não ter problemas com as doenças respiratórias e ressecamento da mucosa. O ideal é tomar pelo menos 2 litros ao dia.

Para os dias mais frios, que o corpo pede uma bebida mais quente, escolha os chás e varie os sabores. Exemplos:

  • Hibisco
  • Maçã e canela
  • Limão e gengibre
  • Camomila
  • Melissa
  • Erva-cidreira
  • Hortelã

Sempre que puder, incluas alimentos termogênicos, que também são aliados do emagrecimento, eles ajudam a aumentar a temperatura do organismo, forçando o trabalho do metabolismo.

Está vendo como é fácil manter o foco no inverno? O básico bem feito, funciona e vai te deixar em forma em todas as estações. Equilíbrio é a base de tudo.

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