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Amazon Prime Day registra recorde de vendas

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Foto: Depositphotos

A Amazon divulgou nesta sexta-feira, dia 14, que o Brasil bateu recorde de vendas no Prime Day. A plataforma de e-commerce afirma que foram comercializados 375 milhões de itens em todo o mundo, com descontos que totalizaram US$ 2,5 bilhões. Esta foi a oitava edição no mundo e a quarta no Brasil.

Durante o Prime Day, que neste ano ocorreu nos dias 11 e 12 de julho, a Amazon oferece descontos de até 50%, além de frete gratuito sem valor mínimo por pedido em produtos enviados pela empresa para os assinantes de seu pacote de streaming Prime.

Segundo a Amazon, nos dois dias do evento as vendas foram 50% maiores do que na edição do ano passado. O volume de acessos no site também subiu, chegando a um pico de 3 milhões de visualizações por minuto. Isso fez a varejista norte-americana registrar, no dia 11, seu melhor dia de vendas desde que chegou ao país em 2012.

Evento da Amazon desencadeia guerra de ofertas

Para fazer frente ao Prime Day, grandes varejistas como Mercado Livre, Shopee, Magalu  e Shein também ofereceram descontos de até 85% em suas plataformas de vendas online. Já nos Estados Unidos, redes rivais, incluindo Walmart, Best Buy e Target, também ofereceram   descontos aos consumidores.

O Mercado Livre ofereceu o “Descontaço”, com mais de R$ 26 milhões em ofertas em uma campanha reúne milhares de produtos com até 70% de desconto, frete grátis em alguns produtos, e parcelamento em 12 vezes sem juros. Seguindo a mesma estratégia da Amazon, os assinantes do Nível 6, programa de fidelidade do Mercado Livre, também tiveram cupons e condições exclusivas.  Já o Magazine Luiza ofereceu R$ 50 milhões em descontos.

A Shopee promoveu o 7.7 Aniversário Shopee em comemoração aos 3 anos de vendedores brasileiros na plataforma, com R$ 7 milhões em vouchers de descontos, assim como cupons adicionais de frete grátis para compras a partir de R$ 10, além de ofertas de 20% a 50%.  A Shein também ofereceu promoções com até 85% de desconto.

A sacada por trás do Prime Day

Prime Day da Amazon foi criado em 2015 para celebrar o 20º aniversário da companhia. O objetivo era oferecer ofertas para os membros do programa, que, hoje, são mais de 200 milhões de pessoas. Rapidamente, o evento se tornou o maior dia de compras da Amazon do ano, ultrapassando até mesmo a Black Friday.  As ofertas da data, inicialmente, duravam apenas 24h. Em 2019, passaram a valer por 48h — o que impulsionou ainda mais as vendas nos anos seguintes.

Os esforços da companhia para fortalecer o programa resultam na comprovação de que os membros Prime gastam mais que os não-membro. Além disso, o fato de oferecer descontos exclusivos para assinantes gera o desejo de assinar. Além de gerar uma renda recorrente para a companhia, as assinaturas deixam os consumidores mais propensos a comprarem mais, a fim de aproveitarem os benefícios. Com informações da Folha de S.Paulo, Infomoney e Bizness.

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