O maior canal de informação do setor

Andreani já atrai 60 indústrias com serialização

4.294

A implementação definitiva da Lei 11.903/2009, que criou o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), ocorrerá em abril de 2022. E, faltando pouco mais de quatro meses, a operadora Andreani, especializada em prover soluções logísticas para o mercado de saúde humana, aposta na oferta de sistemas completos de serialização e rastreabilidade para a indústria farmacêutica. O projeto envolve mais de 60 clientes do segmento no Brasil e Argentina.

Andreani já atrai 60 indústrias com serialização“Nossa tecnologia de serialização e rastreabilidade de medicamentos garante que todas as diretrizes estabelecidas pelas normas da Anvisa sejam devidamente cumpridas sem afetar a produtividade da indústria”, explica Leila Almeida, gerente comercial de novos negócios da Andreani. Segundo a executiva, uma das soluções disponíveis é a serialização e impressão do código datamatrix, uma espécie de QR Code que deverá vir impresso em cada embalagem de medicamento contemplado na Lei.

Os detentores do registro que não têm unidade fabril no Brasil, ao importarem o medicamento, ficam responsáveis pela gestão dos cinco dados que compõem o identificador Único do Medicamento (IUM) no código datamatrix – que deve conter as seguintes informações, nesta ordem: identificação do produto, número de registro da apresentação do medicamento junto à Anvisa, código serial, data de validade e lote de fabricação.

A questão é que, ao importarem os medicamentos, eles podem não contemplar o código de barras bidimensional constando os cinco dados exigidos pela norma, mesmo que o país de origem do produto já tenha a serialização estabelecida. “Portanto, ainda que o medicamento seja produzido em um mercado onde já exista serialização e o datamatrix esteja impresso na embalagem, é preciso garantir que o mesmo contemple as informações previstas pelo SNCM. Ou a indústria tem que adequar sua linha de produção no país de origem, para incluir o número de registro da apresentação do medicamento junto à Anvisa, ou fazer esse processo em solo nacional. E é esta a possibilidade que oferecemos aos nossos clientes”, ressalta Leila.

A Andreani se responsabiliza pelo processo de impressão do código bidimensional nas embalagens, cria etiquetas de agregadoras contemplando códigos SSCC e também efetua a comunicação dos eventos de movimentação junto à Anvisa e aos demais elos da cadeia de medicamentos.

Andreani já atrai 60 indústrias com serializaçãoBenefícios da rastreabilidade de medicamentos

A rastreabilidade trará benefícios significativos desde a garantia aos pacientes da qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos utilizados, até um maior controle de produção e da logística. “Com a rastreabilidade é possível determinar qual a origem do produto, por onde ele passou e por quanto tempo ele ficou exposto em cada etapa do processo, da produção ao consumo, evitando a ilegalidade do contrabando e da falsificação”, explica Ramon Peres, gerente comercial de relacionamento da Andreani.

De origem argentina, a Andreani foi a primeiro operador logístico do mundo a oferecer soluções de serialização e rastreabilidade de medicamentos. Na Argentina, desde quando a legislação da rastreabilidade entrou em vigor em 2011, a Andreani utiliza sistema desenvolvido internamente pelo seu experiente time de TI.  No Brasil, a indústria farmacêutica representa 90% dos clientes da empresa, que apresentou um crescimento de 35% no faturamento em 2021 e pretende abrir, no próximo ano, novas filiais nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/colgate-quer-atender-farmacias-independentes-com-loja-virtual/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação