fbpx
O maior canal de informação do setor

Anvisa alerta sobre o uso incorreto de paracetamol.

100

Diante do relato de erros de administração de doses de suspensão oral de paracetamol em bebês e crianças, a Anvisa alerta que dosagens incorretas do medicamento podem resultar em eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa e até mesmo morte. Para evitar este problema, é importante que as recomendações descritas na bula sobre a dose máxima diária e o intervalo entre as doses sejam seguidas corretamente e de acordo com a orientação para cada faixa etária.

Para que seja administrada a dose correta, siga as orientações do profissional de saúde prescritor e verifique o volume recomendado, de acordo com o peso do bebê ou da criança. Consulte sempre a tabela presente na bula e na embalagem (item 6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?) e utilize a seringa dosadora ou copo medidor que acompanha o produto.

Existem diferentes formulações líquidas do paracetamol, que podem ser encontradas em farmácias e drogarias. As diferenças dessas formulações pediátricas estão relacionadas à concentração e à dose a ser administrada.

O medicamento paracetamol para bebês é uma suspensão oral, com concentração de 100 mg/mL (miligrama por mililitro), normalmente acompanhado de uma seringa dosadora. Já o paracetamol para crianças é uma suspensão oral com concentração de 32 mg/mL, acompanhada de um copo medidor.

Anvisa reforça que existe um risco associado ao uso de qualquer medicamento.Por isso, é fundamental que o produto seja utilizado de forma correta, seguindo as recomendações da bula e as orientações dos profissionais de saúde.?

Notifique!

A ocorrência de quaisquer eventos adversos, incluindo erros?de administração, utilizando paracetamol e outros medicamentos, deve ser registrada por meio do sistema VigiMed.

Caso o evento adverso seja identificado em instituição de saúde que tenha serviço de farmacovigilância ou área equivalente, o profissional deve notificar ao próprio serviço, que, por sua vez, complementa a informação e notifica pelo VigiMed. Já os desvios de qualidade (queixas técnicas) devem ser registrados pelo sistema Notivisa.

Para mais informações sobre as recomendações de uso dos medicamentos, consulte o Bulário Eletrônico da Anvisa. Em caso de dúvidas, procure um profissional de saúde.

Fonte: Diário de Petrópolis

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/paracetamol-aumenta-chance-de-tomar-decisoes-arriscadas-segundo-estudo/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação