A Anvisa concedeu nesta segunda-feira, dia 20, o registro para o primeiro kit de diagnóstico molecular da doença de Chagas do país. Desenvolvido em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fiocruz, e com o governo paranaense, o Kit NAT Chagas é uma espécie de teste rápido para identificar o Trypanosoma cruzi, parasito que causa a enfermidade.
Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, por ter alta sensibilidade, o kit detecta o protozoário ainda que a sua presença em um organismo seja baixa ou até mesmo a partir de um fragmento, entre quatro e cinco horas após a coleta da amostra. Como a maior parte dos infectados são assintomáticos, o mecanismo pode viabilizar mais diagnósticos e impedir o desenvolvimento da doença em suas formas graves.
Kit de diagnóstica da doença de Chagas 100% nacional
Se os medicamentos contra a doença fossem distribuídos em regiões onde a enfermidade apresenta maior incidência, mais brasileiros poderiam receber o tratamento. Outra inovação está na sua origem nacional, que acaba com a necessidade de importar insumos e barateia o processo de testagem.
O registro na Anvisa é uma exigência para que o exame possa ser incorporado ao SUS (Sistema Único de Saúde). A adoção da metodologia ainda depende da avaliação de custo e benefício pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e de decisão final do Ministério da Saúde.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico