Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Anvisa deve certificar fábricas de vacina até janeiro

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

O gerente-geral de inspeção e fiscalização sanitária da Anvisa, Ronaldo Lucio Ponciano, informou na última quarta-feira, dia 18, que a certificação das fábricas dos laboratórios Sinovac e AstraZeneca deve ser realizadas entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. A informação é do Valor Econômico.

Veja também: OMS: imunizantes não impedirão segunda onda

Ambos os laboratórios, que estão na corrida pela vacina para Covid-19, possuem parcerias com instituições brasileiras – Instituto Butantan e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), respectivamente. Segundo esses convênios, com a formalização do registro no Brasil, doses da vacina serão compradas e também produzidas em solo nacional.

Siga nosso Instagram

Ponciano demonstrou a jornalistas os procedimentos de inspeção que serão realizados. Trata-se de uma checagem feita pela Anvisa de que essas fábricas seguem boas práticas internacionais. O dirigente também garantiu que as normas brasileiras estão no mesmo nível que as de autoridades internacionais no assunto, como Japão e Malásia.

Ponciano também comentou que o índice de reprovação nas inspeções realizadas pela Anvisa varia de 4% a 20%, dependendo do país. Após a inspeção, em um período de três dias úteis, os técnicos apontam as inconformidades, elencadas de “menor”, “maior” ou “crítica”. O laboratório pode concordar ou discordar, mas precisa realizar os ajustes para receber a certificação.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress