Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Apesar de fazerem bem à saúde, medicamentos também podem ser prejudiciais

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O descarte incorreto de medicamentos é um problema mundial e apresenta sérios riscos à saúde, pois pode contaminar a água e o solo, sendo um risco às pessoas e também aos animais. A contaminação do meio ambiente acontece justamente pela destinação inadequada (jogar no lixo comum ou no vaso sanitário e pia) e também pela eliminação de medicamentos através da urina e das fezes. Cada quilo de medicamento, para se ter uma ideia, é capaz de contaminar até 450 mil litros de água. Além disso, os antibióticos representam um sério risco, pois, quando expostos na natureza, tornam as bactérias resistentes ao medicamento em questão. Para alertar sobre os riscos deste grave problema, o Coletivo Educador Municipal de Foz do
Iguaçu (CEMFI) vem realizando uma campanha desde o último Dia Mundial da Água (22 de março). Com material produzido pelo Centro de Educação Ambiental do Iguaçu (CEAI), a iniciativa conta com o apoio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e do Governo do Estado do Paraná.

De acordo com a educadora ambiental do CEAI, Rosani Borba, a principal proposta é espalhar a informação de que tanto os medicamentos vencidos pegos em Postos de Saúde quanto os comprados em farmácias podem ser devolvidos nesses locais. “Grande parte dos remédios jogados fora de forma incorreta são sobras da ‘farmácia caseira’, quando são comprados mais do que o necessário ou sem necessidade,” expõe Rosani.

Fonte: Gazeta Diário de Foz do Iguaçu

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress