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Aprenda a capitalizar vendas pelo WhatsApp Business

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Aprenda a capitalizar vendas pelo WhatsApp Business

As vendas pelo WhatsApp Business propiciam um sem número de possibilidades para o empreendedor do varejo farmacêutico que precisa alavancar vendas e ampliar sua rentabilidade mais rapidamente.

Afinal, é a rede social mais popular do mundo e, só no Brasil, são 169 milhões de usuários. “Outro dado relevante é que 84% das empresas que vendem produtos e serviços no e-commerce fazem uso da ferramenta”, conta Franklin Santos, diretor de atendimento do Sebrae-BA, que desenvolveu uma cartilha sobre o assunto em parceria com o Sebrae-RN.

Facilidades das vendas pelo WhatsApp Business

As vendas pelo WhatsApp Business têm a mesma segurança do WhatsApp tradicional, com criptografia de ponta a ponta. No entanto, potencializa a interação com o cliente por estar caracterizado como um grupo de mensagens com propósito comercial e dotar de mais recursos, cuja relação segue:

Perfil comercial: o empreeendedor pode criar um perfil com nome da empresa, endereço, telefone e website

Status de entrega: é possível verificar quando suas mensagens foram entregues e lidas pelos clientes

Respostas rápidas: permite criar respostas rápidas para perguntas mais frequentes dos clientes

Mensagens ausentes: é permitido criar mensagens ausentes para enviar aos clientes quando o empreendedor não está disponível

Catálogo de produtos: por meio dele os clientes podem visualizar e comprar. Trata-se de um recurso muito útil. A versão comercial do aplicativo suporta até 500 produtos, incluindo ainda descrição e imagem do item e link de redirecionamento para o site da empresa. Uma facilidade adicional é que o produto pode ser ocultado se estiver fora de estoque. Além disso, após criado, pode ser compartilhado com outros usuários em outras redes

Veja aqui o passo a passo para criar um catálogo

1 – Abra o aplicativo do WhatsApp e selecione os três pontinhos no canto superior da tela e, em seguida, aperte em “Ferramentas Comerciais”

2 – Vá na opção “Catálogo” e logo após em “Adicionar item”

3- Insira imagens do produto em “Adicionar imagens”. É possível adicionar de uma (mínimo) a dez fotos (máximo). Elas estão sujeitas a uma análise da Política Comercial do Aplicativo. Se aprovadas, o produto será adicionado automaticamente. Caso contrário, será exibido um ícone com sinal de exclamação vermelho. Nessa situação, basta “Solicitar outra análise”

4 – Acrescente também informações como o nome do item no primeiro campo, preço no segundo e descrição opcional no terceiro

5- Ao clicar em “Mais Campos” é possível inserir o link do produto no site e o código do item ou serviço

6 – Após inserir as informações, basta clicar em “Salvar”. O procedimento deve ser repetido toda vez que um novo item precisa ser inserido

7 – Para ocultar um item, é necessário selecioná-lo, apertar no ícone do olho e, depois, em “ocultar”. Ele não será mais visto

8 – Para ver esse item novamente, é preciso apertar no ícone do olho e clicar em “mostrar”

Dicas importantes no relacionamento com o cliente na plataforma

  • Ter um número exclusivo para a empresa
  • Usar a mesma conta do WhatsApp em até quatro celulares
  • Definir o WhatsApp como canal de atendimento ao cliente
  • Pedir autorização para enviar mensagens
  • Cuidar da linguagem
  • Preparar ofertas especiais
  • Ter um calendário de conteúdos
  • Apostar em diferentes formatos de mídia

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