Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Artrose no joelho compromete movimentos e causa dor intensa

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Artrose no joelho

A artrose no joelho é resultado do processo de desgaste das cartilagens que envolvem essa articulação do corpo, causando dor que pode se tornar aguda ou crônica com o passar do tempo. Ela costuma se manifestar em pessoas com idade acima de 65 anos e em mulheres, cuja estrutura óssea é mais fraca se comparada à do sexo masculino. Envelhecimento natural, excesso de peso, exercícios de alto impacto, fraturas prévias na região e fatores hereditários figuram entre as principais causas da doença.

A artrose no joelho é considerada uma doença incapacitante, isto é, responsável por um grande número de casos de afastamento do trabalho e aposentadoria por invalidez. O joelho é uma das articulações mais demandadas pelo corpo em movimentos como andar e sentar, por exemplo. A predisposição à doença está associada à atividade do indivíduo e à intensidade com que é exercida, seja no trabalho ou em uma prática esportiva.

Sinais da artrose no joelho

Os sintomas são dor, vermelhidão e inchaço devido à inflamação local, rigidez, alteração da marcha, perda progressiva de movimento e de flexibilidade e rangido e estalos na articulação. Pelo fato de o joelho suportar peso, ainda podem ocorrer derrames articulares e alargamento das estruturas ósseas vizinhas à articulação. Em estágios mais avançados da doença, há perda de estabilidade do joelho com o aparecimento de deformidades ósseas.

A radiografia é indicada para o diagnóstico da artrose em conjunto com exame físico no qual o médico ortopedista avalia o ponto doloroso, a mobilidade articular e o grau de instabilidade ou frouxidão do joelho. Adicionalmente, podem ser requeridos outros exames de imagem como ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassom. O tratamento visa aliviar a dor, o inchaço e melhorar a mobilidade. Para isso, são administrados analgésicos e anti-inflamatórios, via oral ou aplicados diretamente no local.

Em paralelo, recomenda-se dieta e atividades físicas supervisionadas a pacientes obesos ou com sobrepeso. As sessões de fisioterapia para o fortalecimento muscular e controle da dor completam o tratamento. Em casos específicos, o médico indica injeções no interior da  articulação, que podem ser de ácido hialurônico, ozônio, corticoides, gordura e plasma rico em plaquetas.

Cirurgia é último recurso

Quando o tratamento convencional não apresenta resultado satisfatório, a alternativa é a cirurgia (artroplastia) para a implantação de uma prótese. O artefato – metálico, cerâmico ou plástico – substitui a articulação desgastada. O procedimento dura cerca de duas horas, tempo durante o qual o paciente permanece sedado, sob a anestesia raquidiana. Após a intervenção, são necessárias 12 horas de repouso.

Mas já no dia seguinte, o médico incentiva o paciente a andar com o auxílio de muleta ou andador. A fisioterapia tem início já na fase de internação e pode se prolongar por até seis meses, período após o qual a pessoa vai retomando gradativamente suas atividades. As recomendações são caminhadas leves, exercícios físicos regulares sob orientação para manter a força e mobilidade do joelho e consultas periódicas ao cirurgião ortopedista.

Cirurgia com robô

Os avanços tecnológicos na medicina permitiram que a artroplastia atualmente seja realizada por meio da cirurgia robótica. A técnica confere maior precisão aos cortes de tecido e posicionamento da prótese. Uma das vantagens desse método é a redução de dores no pós-operatório, dispensando o uso de analgésicos opioides.

A prevenção da artrose se faz pela adoção de hábitos saudáveis que conferem qualidade de vida ao indivíduo. A receita inclui alimentação balanceada, controle do peso para evitar a sobrecarga do joelho e a prática de exercícios. Nadar, andar de bicicleta e fazer caminhadas são atividades apropriadas para afastar o risco da doença.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress