Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

As causas do mau hálito e como tratar

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Mau hálito

O mau hálito é um problema muito comum, mas que às vezes é um sinal de alguma doença mais grave. O hálito desagradável é causado por diversas razões, como bactérias, alimentos, medicamentos e doenças gerais. Se você está enfrentando esse problema, é hora de entender quais são as causas como tratar.

Causas do mau hálito

A halitose ou mau hálito é frequentemente causada por bactérias que se instalam na boca, nos tecidos das gengivas e na língua. Elas liberam gases que causam o odor ruim. O mau hálito também pode ser causado por problemas bucais, como cárie, infecções na boca ou gengivas, desequilíbrio na higiene bucal e placa bacteriana.

Algumas doenças no fígado, problemas digestivos ou metabólicos, como diabetes, também podem causar mau hálito. Fumar cigarros também contribui para o desenvolvimento da halitose.

Em alguns casos, alimentos e líquidos, como alho, cebola, café, vinho tinto e álcool, também podem causar mau hálito. Alguns medicamentos também contribuem para o problema.

Como tratar

A primeira coisa a fazer é descobrir o que está causando o mau hálito. Se for por conta de alguma doença, como diabetes, é importante que você se consulte com um profissional médico. Se for problemas bucais, busque o auxílio de um dentista.

Geralmente, para tratar o mau hálito é necessário tomar cuidados com a higiene bucal: escovar os dentes após cada refeição, usar o fio dental diariamente, usar antissépticos bucais e enxaguantes bucais, escovar a língua, não fumar e limitar a ingestão de café e álcool.

Também é importante visitar seu dentista regularmente para avaliar a saúde da sua boca. Se o mau hálito persistir, é recomendável usar pastilhas de menta ou produtos para aliviar o mau odor.

No entanto, é importante lembrar que, às vezes, o mau hálito pode ser causado por alguma condição médica séria e, nesses casos, o melhor a fazer é consultar um médico especialista.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress