Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

AstraZeneca fecha acordo de US$ 1 bi com a Pfizer

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

AstraZeneca
Marc Dunoyer, CEO da Alexion (Foto: Reprodução site Alexion)

A Alexion, divisão da AstraZeneca focada em doenças raras, anunciou o fechamento de um contrato definitivo de compra e licença do portfólio de terapia genética da Pfizer. O acordo reforça o compromisso da Alexion e da AstraZeneca com o avanço de medicamentos genômicos de última geração com a adição de ativos de pipeline complementares e tecnologias inovadoras.

Como parte do negócio, a transação levará para a Alexion uma série de novos capsídeos de vírus adeno-associados (AAV). Demonstrou-se que os capsídeos de AAV são um mecanismo eficaz para a entrega de cargas de genes terapêuticos para terapia e edição de genes.

Esses novos recursos se baseiam nas capacidades combinadas da Alexion e da AstraZeneca em medicina genômica, recentemente fortalecidas com a aquisição da LogicBio, com o objetivo de desenvolver novas terapias genéticas com perfis de segurança e eficácia aprimorados. Além disso, a Alexion buscará receber talentos da Pfizer associados ao portfólio.

Aposta da AstraZeneca na medicina genômica

“O anúncio representa outro grande passo à frente na ambição da Alexion e da AstraZeneca de ser líder da indústria em medicina genômica, que tem potencial para ser transformadora e até curativa para pacientes com doenças devastadoras”, afirma Marc Dunoyer, CEO da Alexion.

Existem mais de sete mil doenças raras conhecidas e acredita-se que cerca de 80% delas sejam causadas por uma mutação genética. Os medicamentos genômicos são projetados para tratar ou curar essas doenças, abordando o gene defeituoso. Isso pode ser feito por meio da adição, alteração ou inativação do gene para ajudar o corpo a combater a doença.

Pelo acordo, a Alexion comprará e licenciará os ativos do portfólio de terapia genética para doenças raras em estágio inicial da Pfizer por um valor total de até US$ 1 bilhão, mais royalties escalonados sobre as vendas. A Alexion planeja fechar a transação no terceiro trimestre de 2023, sujeita ao cumprimento das condições de fechamento do negócio.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress