Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Átila diz que quarentena de 5 dias não resolve: “tem uma série de erros”

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O microbiologista Átila Iamarino criticou a decisão do governo federal de criar uma quarentena de 5 dias para viajantes não vacinados contra a covid-19. Em entrevista ao programa Ponto a Ponto, da Monica Bergamo, ele disse que essa decisão faz parte de “uma série de erros epidemiológicos” do Ministério da Saúde.

Átila entende que o ideal era o governo Bolsonaro seguir a recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e adotar o passaporte vacinal, ou seja, só aceitar a entrada de pessoas vacinadas.

“Exigir o passaporte vacinal não é impedir o vírus, mas é diminuir riscos disso acontecer. Além de passar a mensagem de que, pra segurar casos, você precisa tomar a vacina. Exigir teste negativo faz sentido. Mas 5 dias de quarentena não é tempo para resolver nada. As variantes delta, ômicron e até o coronavíruas tradicional podem ser transmitidos nesse tempo. A quarentena normalmente é de 14 dias e feita em hotéis e espaços delimitados, onde pessoa não pode sair. E fica testando todo dia”, destacou Átila.

A consequência disso, segundo ele, é que o Brasil pode se tornar um polo turístico para pessoas negacionistas que desejam circular desprotegidas.

Átila também explicou que o surgimento da variante ômicron aumenta a necessidade da 3ª dose. Mas voltou a criticar o governo por não fazer uma campanha para que as pessoas se vacinem novamente.

“As pessoas entenderam e tomaram a 1ª dose, não assimilaram tanto a 2ª dose, porque tem milhões que não voltaram, e agora precisam ser educadas da importância da 3ª dose de reforço. E para isso precisamos de uma campanha pública do Ministério da Saúde”, concluiu Átila.

Fonte: Band


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/colgate-quer-atender-farmacias-independentes-com-loja-virtual/

 

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress