
Especializada na produção de suplementos alimentares, a Atlhetica Nutrition completa 25 anos com foco no aumento da positivação de PDVs. E a entrada em farmácias regionais tornou-se a prioridade nos planos de crescimento da fabricante.
Atualmente, o varejo farmacêutico responde por 30% do volume de negócios da companhia e o setor é visto como estratégico para incrementar a receita em 45%. Com cerca de 300 SKUs, a marca está presente em 15 mil farmácias, incluindo 100% das unidades da RD Saúde e 80% das lojas do Grupo DPSP.
“O projeto que temos desenvolvido ao longo dos anos no grande varejo acabou servindo de vitrine, nos referenciando para outros empresários do canal farma como um caso de sucesso”, enfatiza o diretor comercial Jefferson Silva. O executivo também se ampara no potencial do mercado de suplementos no país.
De acordo com projeções da Future Market Insights, o segmento deve alcançar R$ 1,5 bilhão em vendas neste ano.
Entre 2023 e 2024, a Atlhetica Nutrition bateu a marca de 1 milhão de snacks comercializados na RD Saúde, o que a credencia entre as três maiores empresas do segmento com atuação em drogarias. Com essa expertise adquirida nas redes de maior porte, a ideia é replicar o modelo junto às associativistas e independentes, mas adequando o mix segundo a necessidade de cada farmácia.
“Nesses nichos, a reposição tem uma relevância ainda maior para o negócio, o que exige trabalharmos com pedidos menores e mais atrativos. Para respaldar essa operação, temos planos de desenvolver centros de distribuição regionais e parcerias que dinamizem as operações logísticas”, ressalta Silva.
Atlhetica Nutrition investe em inovação e collabs
Com olhos voltados para a inovação, a Atlhetica Nutrition é uma empresa 100% nacional e familiar. Tem como carros-chefes os mais de 20 sabores que compõem o portfólio da linha Best Whey, como panetone, brigadeiro e doce de leite.
E seguindo a tendência das collabs, a companhia comemora o sucesso das vendas do Best Whey Toddy em parceria com a PepsiCo. “Foi uma chance ímpar de unir a nossa marca com a segunda maior empresa de alimentos do mundo, que acumula mais de 90 anos de tradição no mercado”, comenta.
Segundo ele, a parceria atesta a qualidade dos produtos e a capacidade da companhia de sustentar uma parceria de tal magnitude, abrindo as portas para outros projetos. “Um exemplo é a criação do Best Whey Dadinho, o famoso doce de amendoim que desperta a memória afetiva do consumidor”, pontua.
A aposta nos sabores e produtos diferenciados localizados no checkout das lojas visa a chamar a atenção para o consumo de suplementos e alimentos saudáveis. É o caso de snacks como o Best Whey Protein Ball, que se tornou o produto mais vendido do gênero na Drogaria São Paulo, pela sua capacidade de entregar sabor mantendo uma alta concentração de proteína. Um dos principais projetos para 2025, inclusive, será uma collab voltada para a linha de bebidas energéticas.
A ampliação do portfólio é sustentada pela planta de Matão, no interior paulista. A fábrica conta com 75 mil metros quadrados de área, que concentra 95% da produção. “E já temos reservado um terreno adicional de 20 mil metros quadrados para expansão da capacidade”, antecipa.
Ações de trade
Entre as ações realizadas no PDV, a Atlhetica Nutrition promove treinamentos e eventos de degustação para estimular a venda por impulso e indulgência. “Estamos organizando um projeto de trade marketing para trabalhar melhor as pontas de gôndola e o planograma da loja, com a presença de promotores para cuidar do posicionamento das nossas linhas”, acrescenta.
Outra frente de atuação é a oferta de kits de whey com creatina, que facilita a venda para o consumidor e contribui para aumentar o tíquete médio. Para uma melhor visualização dos produtos na farmácia, a empresa desenvolveu embalagens de 450 gramas, menores que os potes tradicionalmente comercializados em lojas especializadas.
ATHLETICA NUTRITION
Fundação: 2000
Sede: planta de 75 mil metros quadrados em Matão (SP)
Escritório comercial: Vila Olímpia, zona sul de São Paulo (SP)
Capilaridade: presença em 8 mil PDVs especializados e 15 mil farmácias
Número de SKUs: 300