Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Justiça valida atuação do farmacêutico em citologia

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmacêutico em citologia

A atuação do farmacêutico em citologia foi mais uma vez respaldada. Após apelação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o TRF-1 ª Região voltou a defender a atuação do profissional nesse setor.

“Assim como a farmácia clínica, podemos atuar de maneira conjunta no âmbito da saúde e em prol da sociedade”, declara Walter Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Para João, a prática é vital para que os farmacêuticos sigam como aliados estratégicos na saúde feminina. “Vamos lutar sempre para que os farmacêuticos possam continuar contribuindo na preservação da saúde das mulheres”, completa.

“Não se identificou legislação que limite ou vede o exercício de exames citopatológicos por farmacêuticos. Pelo contrário, a Lei 12.842, de julho de 2013 é clara acerca da possibilidade de os farmacêuticos realizarem o exame citopatológico”, diz o parecer.

Farmacêutico em citologia democratiza acesso a exames

Uma das principais bandeiras levantadas pelo CFF para defender a atuação do farmacêutico em citologia é que ela democratiza o acesso a exames vitais, como o papanicolau.

Esse exame, ao lado da colposcopia com biópsia dirigida, podem identificar os primeiros sinais de alterações causadas em algumas pacientes por causa do HPV, doença que pode evoluir para o câncer.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress