Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Autoteste levanta dúvidas sobre subnotificação de covid-19 no RS

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A venda de autotestes de covid-19 completou dois meses no Rio Grande do Sul no início de maio. Embora seja considerado um meio rápido e mais econômico para a triagem, um questionamento surge quanto aos positivados.

Conforme nota técnica com orientações para o uso do autoteste, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) duas semanas após o início das vendas, não há a obrigatoriedade que os positivados de procurar atendimento para um segundo exame confirmatório, a não ser quando necessite de diagnóstico médico para fins de afastamento do trabalho, através de atestado, por exemplo. Sendo assim, alguns casos podem ficar fora das estatísticas, havendo subnotificação, conforme alerta especialista.

Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), cerca de 32 mil brasileiros fizeram o autoteste no período. No Estado, o levantamento indica que 30% dos testes deste tipo foram positivos. No entanto, apenas 16% dos gaúchos teriam reportado a realização do teste para a pesquisa.

Fonte: Independente AM

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/quase-90-dos-autotestes-de-covid-no-brasil-deram-negativo-entre-marco-e-abril/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress