fbpx
O maior canal de informação do setor

Autotestes chegam às farmácias de Portugal

291

Autotestes chegam às farmácias de Portugal

Os autotestes para detecção da Covid-19 chegaram às parafarmácias dos supermercados portugueses nesta quinta-feira (1) e terão um custo que ronda os 7 a 10 euros por unidade.

Trata-se de um produto da empresa SD Biosensor, da Coreia do Sul, que será distribuído em Portugal pela farmacêutica suíça Roche.

O produto estará isento de IVA e deverá ter um custo a rondar entre os 7 a 10 euros por unidade. De acordo com a imprensa local, as parafarmácias Well’s, da Sonae, terão alguns testes já disponíveis em Portugal Continental com o custo de 7 euros. E na próxima semana estarão disponíveis caixas com 25 unidades, a 125 euros.

Os preços deverão ser fixados por cada farmácia e parafarmácia, mas a Roche diz que o “custo não deve ser uma barreira ao acesso” e pede aos pontos de venda que estabeleçam um preço “de forma responsável”.

Entre as exigências do Infarmed, encontra-se a produção e impressão da bula em português, que inclui as instruções para que o utilizador possa fazer a recolha da amostra biológica em segurança, bem como a produção das caixas e rótulos, que vão ter de conter a indicação “Autoteste COVID-19 — Regime Excecional“.

Segundo a Roche, os testes poderão ser vendidos em caixas de 25 ou individualmente e vão ser compostos por um kit que inclui uma haste flexível (mais curta que as já famosas, uma vez que a recolha se faz na narina, e não na faringe), um tubo para misturar a amostra com o reagente, um dosador e uma tira de teste onde devem ser colocadas quatro gotas da mistura — o que deverá dar um resultado entre 15 e 30 minutos depois.

500 farmácias

Desde a última sexta-feira (2), um total de 500 farmácias portuguesas já podem dispensar autotestes para detecção da Covid-19.  Nesta primeira fase, a Alliance Healthcare, empresa da Walgreens Boots Alliance, vai garantir às farmácias 120 mil testes, número que aumentará em função da procura. A empresa dispõe de mais de 10 mil farmacêuticos disponíveis para dispensar os autotestes com o devido aconselhamento sobre a sua utilização, esclarecendo ainda quaisquer dúvidas dos utentes.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/04/01/justica-autoriza-farmacia-magistral-a-manipular-e-vender-cannabis-medicinal/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação