Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Avança discussão sobre emissão de receitas para medicamentos controlados via internet

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu sinal verde nesta sexta-feira para a emissão de receitas para medicamentos controlados via internet. A ideia ganhou força após videoconferência entre representantes da entidade, do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) e do Conselho Regional de Farmácia do RS (CRF/RS).

O objetivo é aproveitar uma plataforma desenvolvida pelo Cremers, que já emite desde abril receitas médicas comum e a de controle especial, e estender o serviço on-line para receitas de medicamentos para tratamentos de pacientes oncológicos graves, psiquiátricos e com dor crônica.

Atualmente, a venda de medicamentos controlados via internet, como psicotrópicos, anorexígenos e entorpecentes, entre outros, é proibida pela Anvisa. Vice-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade explica que o objetivo é garantir que pacientes com doenças graves evitem deslocamentos até consultórios para pegar receita em meio à pandemia do novo coronavírus. Conforme Trindade, as entidades gaúchas ainda vão se reunir com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) para viabilizar o processo. “A Anvisa deu carta branca para que o Cremers e o CRF/RS possam montar um sistema que disponibilize receitas do tipo A e B, que não eram permitidas à distância”, destaca.

Fonte: Correio do Povo (RS)

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress