Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Azia na gravidez: 8 dicas para combater esse incômodo e mais

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Mulher sente os sintomas da azia na gravidez

A azia é uma sensação de queimação no estômago. A azia na gravidez, especialmente a partir do segundo ou terceiro trimestre é comum. Muita gente diz que isso pode estar associado ao fato de o bebê ter muito cabelo, o que não passa de um mito sem nenhum tipo de comprovação.

Veja também: COVID-19: Período de isolamento é suficiente, mas requer cuidados

Qual a causa?

A principal causa da azia é o excesso do hormônio progesterona, que faz com que o útero tenha a musculatura relaxada para comportar o bebê, mas acaba relaxando também o músculo que fecha a divisão entre estômago e esôfago. Assim, o ácido gástrico retorna para o esôfago. Outro fator que contribui é o desenvolvimento do bebê que, ao crescer, diminui o espaço entre os órgãos no abdômen, comprimindo o estômago.

Siga nosso Instagram

Os hábitos alimentares também podem contribuir para que a azia aconteça. Por isso é importante consumir itens saudáveis. Veja dicas simples que podem ajudar a melhorar esse quadro.

Como evitar azia na gravidez

Por conta do crescimento do bebê, a azia na gravidez é bastante comum, mas existem alguns fatores que intensificam esse desconforto. Por isso, fique atenta a esses pontos:

  • Coma várias vezes ao dia, com pequenas porções de cada vez.
  • Inclua frutas como maçã, pera, pêssego e manga na sua alimentação diária.
  • Mastigue bem os alimentos e evite ingerir líquidos durante as refeições.
  • Depois de comer, fique sentada por 30 minutos.
  • Fuja das roupas que apertam a barriga ou o estômago.
  • Evite sucos industrializados, refrigerantes, café e alimentos como chocolate, pimenta, maionese e mostarda.
  • Não coma por pelo menos 2h antes de dormir e coloque um calço na cabeceira da cama para que o corpo não fique totalmente na horizontal.
  • Se o incômodo persistir, uma das formas naturais de aliviar é tomando um copo de leite, preferencialmente desnatado. Outra dica é comer uma maçã com casca ou um biscoito do tipo cream cracker. Esses alimentos fazem com que o conteúdo gástrico volte para o estômago.

Em casos mais sérios e/ou frequentes, uma consulta médica é importante para que possa ser prescrita a medicação adequada, sem oferecer riscos à gestante e ao bebê.

Quando o remédio é necessário?

Alguns exemplos de remédios que podem ser indicados para a azia na gravidez são medicamentos a base de magnésio (magnésia bisurada, leite de magnésia), cálcio ou Mylanta Plus. Mas, como já adiantado, você deve procurar um profissional da saúde antes de se medicar.

Comer um pedaço de batata descascada crua, ou outros carboidratos como pão ou biscoito salgado também pode ajudar, visto que eles vão “empurrar” de volta o suco gástrico.

Fonte: JC Tocantins e Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress