O balanço do Grupo Profarma revela ganhos históricos para a companhia formada a partir da união entre a Profarma Distribuição e a varejista Rede d1000. Os indicadores apontam o resultado acumulado do ano até o terceiro trimestre.
A companhia registrou no período uma receita bruta consolidada, sem contar as vendas intercompany, de R$ 3 bilhões – um crescimento de 14,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na análise dos ganhos somados ao longo de 2024, o valor chegou a R$ 10,9 bilhões, apresentando um aumento de 14,9% quando comparado ao ano de 2023. Os avanços superaram a média do mercado nos dois segmentos de atuação da companhia.
No estudo por unidade de negócio, a distribuidora cresceu quase 15% em receita bruta no terceiro trimestre, totalizando R$ 2,9 bilhões. Já a Rede d1000 avançou 22,6% graças ao faturamento de R$ 574,9 milhões entre julho e setembro.
Balanço do Grupo Profarma reflete resultados de novas estratégias
Com a meta de aprimorar seu ciclo de caixa, reduzir a alavancagem e aliviar os custos de dívida, o Grupo Profarma apostou em iniciativas de otimização do capital de giro. O EBITDA da companhia cresceu 19,8% no recorte do trimestre e 26,6% no anual, alcançando R$ 105,5 milhões e R$ 328,2 milhões, respectivamente. O lucro líquido subiu R$ 51,4 milhões (53,4%) e R$ 85,3 milhões (80%), na mesma ordem e a dívida líquida caiu para R$ 506,1 milhões, menor patamar desde o último trimestre de 2020.
“Estamos muito satisfeitos em distribuir proventos na mesma proporção do ano passado, mesmo com a elevação em mais de 50% do valor das nossas ações”, afirma Max Fischer, vice-presidente de finanças e relações com investidores.