Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Bayer encerra atendimento direto ao pequeno varejo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

bayer_

Uma decisão da matriz da Bayer na Alemanha decretou o fim do atendimento direto da companhia a farmácias independentes e de pequeno porte. Isso ocorreu após a demissão de aproximadamente 75 funcionários ligados à área comercial, no início deste mês de dezembro.

Segundo apuração do Valor Econômico, o laboratório manterá apenas a gerência comercial para médias e grandes redes no mercado brasileiro. Além de 55 integrantes da equipe de vendas, a redução do quadro envolveu cerca de 20 propagandistas de cardiologia. Para os pequenos varejistas, só restou a alternativa de compra via distribuidoras.

Dentro da empresa, já circulavam informações sobre possíveis demissões, mas os colaboradores mantinham a expectativa de que o departamento seria preservado. De acordo com a própria farmacêutica, a dispensa dos funcionários que trabalhavam remotamente, fora da sede em São Paulo, aconteceu de forma virtual, “com o objetivo de resguardar a saúde de todos e para evitar grandes deslocamentos”.

“Cada demissão foi feita pelo respectivo líder, que estava preparado para prestar todo apoio e acolhimento necessários”, informou a companhia em nota oficial. A operação da Bayer no país, onde atua desde 1896, reúne cerca de 6,5 mil profissionais.

Resultados no Brasil

Nos três primeiros trimestres do ano, a divisão farmacêutica da Bayer registrou alta de 10,7% nas vendas na América Latina. O percentual, porém, está abaixo dos resultados gerais do grupo no continente – 12,4%.

Os números da IQVIA também não são animadores. Nos últimos 12 meses até novembro, a companhia movimentou R$ 2,71 bilhões no varejo farmacêutico, o que a coloca como 13ª no ranking da indústria farmacêutica. Quatro anos atrás, ocupava o 11º lugar. Na comparação entre 2017 e 2021, o volume de unidades comercializadas em farmácias caiu de 72,9 milhões para 68,6 milhões. Depois de alcançar a 11ª posição, hoje somente é a 17ª maior empresa nesse quesito.

Recentemente, a Bayer anunciou um programa de descontos válido em 40 mil pontos de venda, o que atendia ao objetivo de reforçar vínculos com o varejo farmacêutico.

Repercussão no setor

Nílson Ribeiro, diretor-executivo e institucional da Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad), lamentou a notícia, mas reforçou que a decisão não impacta diretamente nos negócios de Consumer Health. “Na prática, a Bayer entendeu que o melhor caminho é fortalecer o associativismo e os demais elos da cadeia, em vez de empreender esforços com equipes próprias em campo. Compete a nós ser inteligentes e aproveitar o potencial do portfólio da farmacêutica”, avalia. A entidade reúne 16 redes com 4 mil pontos de venda em 20 unidades da Federação.

A opinião é partilhada por Paulo Henrique Ribeiro, CEO da Soma Drogarias, rede com presença em 19 estados. “Temos nessa decisão um recado claro para as farmácias independentes. Elas precisam entender que, sozinhas, terão pouco fôlego para impulsionar suas vendas. A adesão a modelos como o associativismo surge como uma rota natural para esse nicho de mercado”, comenta.

Para a Unifabra – União de Farmácias Brasileiras, que agrega 16 redes em oito estados, trata-se de um reflexo do movimento de consolidação no setor. “As grandes redes estão avançando em municípios de médio e pequeno porte, o que coloca em xeque a atuação do varejo independente. Grupos e associações precisam se posicionar cada vez melhor no mercado, de modo a enfatizar sua efetividade e relevância regional”, destaca o diretor executivo André Vanni.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/desmonte-ou-retomada-farmacia-popular/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress