Já deve, com certeza, ter esbarrado neste famoso ‘palavrão’ em cremes, séruns, tratamentos estéticos e até maquilhagem. O ácido hialurónico alcançou o estatuto ‘holy grail’ da cosmética nos últimos anos e, hoje, é um dos ingredientes mais populares nos cosméticos anti-idade. O que talvez nunca lhe tenha passado pela cabeça é que se trata de uma molécula que existe dentro do nosso organismo, para dar e vender, até aos 25 anos. Depois, começa o confronto com a dura realidade: o aparecimento das primeiras rugas.
Porém, antes de correr desenfreada para a clínica de estética mais próxima, pode e deve procurar fórmulas com ácido hialurónico nos cremes que aplica. Está comprovado cientificamente que, ao atuar na pele, é uma das mais poderosas ‘armas’ contra o envelhecimento cutâneo, porque ajuda a reter grandes quantidades de água e a hidratar. Trocando por miúdos, isso significa uma pele com uma aparência mais jovem, firme e luminosa por mais tempo.
Mas as boas notícias não se ficam por aí. Este ingrediente de ‘excelência’ também pode ser utilizado no cabelo. O resultado? Fios mais fortes e volume. Por isso, na indústria da beleza, não faltam marcas a querer assumir a dianteira na corrida aos últimos avanços na cosmética. É o caso da L’Oréal Paris, que acaba de lançar no mercado duas novidades, para cabelo e rosto, que incluem o ingrediente ‘estrela’: a Gama Elvive Hidra Hialurónico e Revitalift Filler Sérum Contorno de Olhos: Revitalizador da zona do contorno dos olhos.
A propósito destes lançamentos, o Lifestyle à Minuto esteve à conversa com Ana Sofia Amaral, Regulatory & Scientific Affairs director da L’Oréal Portugal, que nos contou tudo sobre o poder do ácido hialurónico e desmistificou receios.
O que é exatamente o ácido hialurónico?
O ácido hialurónico é, do ponto de vista químico, um polissacárido (do grego polýs, «muito» +sákkaron, «açúcar»), ou seja, um polímero formado por inúmeras unidades de hidratos de carbono (açúcares), produzido naturalmente no nosso corpo. Foi identificado, pela primeira vez, ao nível dos olhos, pode ser encontrado também nas articulações, e, ao nível da pele, existe em grande abundância.
Como é obtido?
O ácido hialurónico que utilizamos é produzido por biotecnologia e é idêntico ao que é produzido no nosso corpo. Trata-se de um processo de bio-fermentação que utiliza bactérias lácticas. Este processo utiliza matérias-primas de origem natural e renovável e obedece aos princípios da ‘química verde’, ou seja, processos de baixa energia e sem adição ou eliminação de substâncias tóxicas.
Há apenas um tipo de ácido hialurónico?
Podemos ter diferentes tipos de ácido hialurónico, nomeadamente de vários tamanhos, ou melhor, de vários pesos moleculares. O tamanho dos fragmentos de ácido hialurónico é selecionado para que penetrem apenas nas primeiras camadas da pele. Os fragmentos de maior peso molecular atuam principalmente na superfície e os de menor tamanho penetram mais profundamente na epiderme.
Devemos sempre seguir as indicações que constam das embalagens quanto à forma como devemos utilizar o produto
E o que faz?
O ácido hialurónico existente na pele tem diversas funções, nomeadamente ser um reservatório muito importante de água, contribuindo para a consistência elástica e preenchida da pele. Em cosmética é utilizado pela sua grande capacidade hidratante.
Onde pode ser aplicado?
Tem várias aplicações, em cosmética é normalmente utilizado em produtos para o rosto e, mais recentemente, também em produtos capilares. Podemos encontrá-lo na forma de sérum, em emulsões diversas indicadas para o rosto, ou para o contorno dos olhos. É um ingrediente muito versátil e muito bem tolerado.
Quais os benefícios?
A sua grande capacidade hidratante proporciona um imediato conforto e suavidade à pele, reforça a sua proteção de superfície e atenua alguns sinais de idade como as rugas. Os nossos investigadores utilizam diferentes tipos de ácido hialurónico para poderem obter uma maior eficácia. Assim, utilizam os fragmentos de ácido hialurónico de maior peso molecular que permanecem à superfície formando um filme protetor que ajuda na retenção da hidratação natural da pele. Os de menor peso molecular que penetram mais profundamente ao nível da epiderme são utilizados para estimular a produção natural de ácido hialurónico reforçando a coesão da função barreira. Desta forma conseguem obter uma eficácia otimizada, aproveitando de forma muito completa as qualidades do ácido hialurónico.
Não traz qualquer tipo de risco e pode ser utilizado em todos os tipos de pele
Com que frequência devemos usá-lo e como podemos adicioná-lo à nossa rotina?
Este ingrediente não apresenta cuidados especiais para a sua utilização em cosméticos. Está normalmente inserido em formulações que podem ser mais ou menos complexas dependendo do fim a que se destinam e que podem normalmente ser aplicadas sem nenhum tipo de precaução especial. Devemos sempre seguir as indicações que constam das embalagens quanto à forma como devemos utilizar o produto em causa.
A partir de que idade pode e deve ser utilizado?
Sendo um ingrediente com características sobretudo hidratantes e também anti-idade, pode ser utilizado em pele mais jovem ou numa pele mais madura. Tudo depende do tipo de formulação onde está inserido e do tipo de ácido hialurónico que é utilizado, de maior ou menor peso molecular. Devemos ter em consideração que um produto cosmético é uma formulação no seu todo. A sua ação não depende apenas de um ingrediente específico, mas da harmonia, complementaridade e sinergia com que o conjunto dos ingredientes se comportam. Outro ponto importante é se a formulação em causa é adaptada ou não à realidade da pele, o tipo de pele e as suas necessidades específicas. Por isso, os laboratórios da L’Oréal desenvolvem fórmulas com ácido hialurónico de diferentes tipos com diferentes concentrações e com outros ingredientes que podem ser complementares na eficácia que se pretende.
Pode acarretar riscos para a saúde?
O ácido hialurónico utilizado em cosméticos não traz qualquer tipo de risco e pode ser utilizado em todos os tipos de pele. É, no entanto, importante ter em consideração quais as características do produto cosmético onde está inserido e a que tipo de pele esse produto se destina.
O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.
Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!
Fonte: Notícias ao Minuto